Jaraguá do Sul fica entre os melhores colocados dos Joguinhos e faz história

'Time Jaraguá' cravou a 3ª colocação geral com os títulos conquistados no sábado (27), pelo voleibol masculino e basquete feminino | Foto Divulgação/Secel

Por: Lucas Pavin

29/07/2019 - 15:07

A evolução do esporte nas categorias de base de Jaraguá do Sul nos últimos anos atingiu seu auge ao final dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que encerrou sua 32ª edição no sábado (27), em Rio do Sul.

Representado por 180 pessoas em 11 modalidades, o ‘Time Jaraguá’ somou um total de 100 pontos – a maior de sua história -, superando Joinville nos critérios, e garantindo, pela primeira vez, um lugar no pódio final da competição ao conquistar o troféu de 3º lugar.

A contagem centenária foi mais que o dobro em relação ao ano passado, quando a delegação acumulou 42 pontos e ficou na 9ª posição geral.

Foto Divulgação/Secel

Até então, a maior pontuação havia sido em 2002, com 80. Blumenau terminou como 2º colocado na atual edição, com 103 pontos, e Chapecó sagrou-se campeã inédita, com 105.

Como se não bastasse, a equipe jaraguaense deixou os Joguinhos como campeão do quadro de troféus, com quatro de 1º lugar, quatro de 2º e dois de 3º.

Já no quadro de medalhas ficou na 4ª colocação geral, com um total de 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 16 de prata e 15 de bronze.

Troféus conquistados

*Campeão de Voleibol Masculino
*Campeão de Voleibol Feminino
*Campeão de Futsal Masculino
*Campeão de Basquete Feminino
*Vice-campeão de Vôlei de Praia Feminino
*Vice-campeão de Natação Feminino
*Vice-campeão de Taekwondo Feminino
*Vice-campeão de Xadrez Feminino
*Terceiro Lugar no Xadrez Masculino
*Terceiro Lugar no Basquete Masculino

Desempenho de cada modalidade

Atletismo: Foram oito medalhas conquistadas, sendo duas de ouro, com Jimmy Lopes (salto em altura) e Luan Leszkiewicz (salto com vara); duas de prata, com Matheus Pires (decatlo) e Amanda Nunes (heptatlo); além de quatro de bronze, com Jimmy Lopes (salto em distância), Matheus Pires (lançamento do dardo), Eliel Stunff (decatlo) e Bruna Batista (heptatlo).

Na classificação geral, Jaraguá ficou em 5º lugar no feminino, com 74 pontos, e 7º no masculino, com 77.

Foto Divulgação

Basquetebol feminino: As meninas fecharam a competição com uma campanha perfeita de 100% de aproveitamento. O título veio com uma vitória na final sobre Criciúma por 53 a 47.

Foto Divulgação/Secel

Basquetebol masculino: O título não veio após derrota na semifinal para Concórdia, mas os meninos comemoraram o troféu de 3º lugar, com o triunfo sobre Joaçaba por 75 a 65.

Foto Divulgação

Ciclismo masculino: O melhor resultado de um ciclista jaraguaense foi no bicicross, com a prata de Lucca Hakenhaar. A equipe ainda participou das categorias contra relógio, cross country e estrada, fechando os Joguinhos em 5º lugar geral, com 33 pontos.

Lucca (E) levou a prata no bicicross | Foto Divulgação/Secel

Futebol masculino: Após fechar a primeira fase invicto, a equipe jaraguaense representada pela base do Juventus acabou caindo nas quartas de final ao perder para Florianópolis por 3 a 0.

Foto Divulgação

Futsal masculino: Maior campeão da história, o salonismo de Jaraguá encerrou o jejum de quatro anos sem títulos ao golear Chapecó na decisão, pelo placar de 8 a 3.

Foto Jeferson Amaral

Natação: Em disputas antecipadas no início de julho, em Palhoça, os nadadores jaraguaenses faturaram 15 medalhas, sendo quatro de ouro, sete de prata e quatro de bronze, e foram vice-campeões gerais no feminino, além de bater três recordes do campeonato.

Técnico Marco Antônio Veiga (E) com o troféu de vice-campeão geral do naipe feminino | Foto Divulgação/Ajinc

Taekwondo: Jaraguá alcançou seis pódios na arte marcial. Foram quatro medalhas de ouro, com Marcella Gonçalves (categoria até 49kg), Allana Siqueira (até 55kg) e Amanda Truppel (acima de 63kg) e Leandro Costa (até 55kg); e dois bronzes, com Maria Pamplona (até 44kg) e André Galvão (Poomsae).

Os resultados renderam um 2º lugar geral no feminino, com 44 pontos, e 5º no masculino, com 22.

Foto Divulgação

Tênis de Mesa: Com representantes apenas no naipe masculino, Jaraguá se despediu da competição sem medalhas, mas pontuou nas categorias Dupla, Individual e Equipe, ficando na 9ª colocação geral, com 32 pontos.

Voleibol feminino: Sem perder nenhum jogo, as meninas do vôlei conquistaram o título que não vinha na modalidade desde 1994. A vítima na final foi Chapecó, com uma vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 26/24 e 25/20.

Foto Divulgação/Secel

Voleibol masculino: Assim como no feminino, os meninos foram campeões com 100% de aproveitamento e levaram Jaraguá ao tetracampeonato no vôlei. O triunfo na decisão foi sobre Santo Amaro da Imperatriz por 3 a 1, parciais de 26/28, 25/18, 25/18 e 25/18.

Foto Divulgação

Vôlei de Praia feminino: A dupla formada por Helena e Larissa ficou muito perto de subir no lugar mais alto do pódio, mas acabou perdendo a decisão, de virada, para Balneário Camboriú por 2 a 1, parciais de 21/16, 18/21 e 10/15.

Foto Divulgação/Secel

Vôlei de Praia masculino: Estreantes na competição, os jaraguaenses Pedro e João Carvalho se despediram ainda nas fases classificatórias, onde somaram uma vitória e três derrotas.

Xadrez: Com 13 medalhas conquistadas entre as categorias Pensado, Blitz e Rápido, a equipe jaraguaense sagrou-se vice campeã geral no naipe feminino e 3º no masculino.

Foto Divulgação/Secel

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

Telegram

Facebook Messenger

WhatsApp