O campeão voltou. Passados quatro anos da conquista do Torneio Touchdown, o Jaraguá Breakers volta a comemorar um título nacional. Em uma final muito equilibrada e repleta de emoção até os últimos segundos, o time jaraguaense teve um jogo duro diante do Gaspar Black Hawks, na tarde chuvosa de sábado (4), mas voltou a mostrar sua força dentro no Estádio João Marcatto e venceu o rival catarinense por 21 a 20, garantindo a taça da Conferência Sul da Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA). A conquista coroa a campanha impecável da equipe comandada pelo head coach Jackson Kestring no torneio, o qual soma seis vitórias em seis jogos, além de ter a melhor defesa com 37 pontos sofridos. Mais do que isso. A vitória sobre o Black Hawks coloca os ‘Quebradores’ na BFA (Brasil Futebol Americano) de 2018, a divisão de elite no país. “Nos dedicamos muito nestas 43 semanas de treinos para chegar nesse momento e ser campeão no João Marcatto é inexplicável. Temos uma longa história aqui. Estou muito feliz, assim como todo grupo”, disse Giovane Takanage, o Buiu, autor de dois tochdowns no jogo. “Sabíamos que ia ser um jogo difícil e o tempo ajudou a complicar. Mas nos dedicamos muito, estudamos bem o adversário e fizemos o que tínhamos que fazer. Queríamos essa vaga para BFA, porque ano passado passamos por muitos problemas e acabamos nos retirando. Gostamos de jogar a LNFA, que foi muito bem organizada, mas queremos estar entre os grandes e ter ainda mais visibilidade. Então a satisfação é enorme em levar este título”, disse o presidente e wide receiver Everton Gnewuch.
Jogadores comemorando título com a torcida (Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!)
Apesar do título da conferência e a vaga assegurada na BFA, a temporada ainda não acabou para o Breakers. Agora, o time inicia preparação para semifinal da Liga Nacional, contra o Juiz de Fora Imperadores, de Minas Gerais, que ainda busca o acesso. A data ainda não foi confirmada pela organização, mas é certo que irá acontecer novamente no Estádio João Marcatto. “Daqui para frente vamos jogar com equipes de elite. Temos que mostrar que somos bons contra estes times. Então vamos buscar este título também”, destacou o quarterback e head coach Jackson Kestring. A outra semifinal será disputa entre Rio Preto Weilers (SP) e Sorriso Hornets (MT). O jogo Com a forte chuva durante todo primeiro tempo e o campo muito prejudicado, as equipes iniciaram apostando no jogo terrestre. Empurrado por sua torcida, foi o Jaraguá Breakers quem começou pontuando. Logo na sua primeira campanha ofensiva, os donos da casa anotaram um touchdown de corrida com Buiu – extra point convertido por Castilho. Mas o Black Hawks devolveu na mesma moeda e chegou a end zone com uma corrida do quarterback Carraro – XP convertido, deixando tudo igual em 7 a 7. Já no início do segundo quarto, os jaraguaenses voltaram a ficar na frente do placar. Após um punt, o retornador do Hawks perdeu o domínio da bola, Bruno Graf recuperou o fumble e marcou o TD – XP desperdiçado. Porém, os visitantes reagiram rápido e o QB Carraro conectou um passe de 25 jardas para Lucas Oliveira ‘Gillette’, que anotou o TD.
Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!
No segundo tempo, a defesa do Breakers voltou a mostrar sua força e foi determinante para vitória. Ela começou a se destacar após conseguir um sack sobre o QB Carraro muito próximo da end zone, com a bola sendo recuperada pelos jaraguaenses. Logo depois, Buiu marcou seu segundo touchdown de corrida e ainda converteu a tentativa de dois pontos, ampliando para 21 a 14. No último quarto, o Breakers foi para o punt com as costas para parede, mas Pinga teve o chute bloqueado e o time de Gaspar marcou o TD. Porém, o kicker dos Hawks também teve o chute bloqueado e não conseguiu empatar a partida. Restando apenas 17 segundos, os visitantes tiveram a chance de virar o placar e sair com o título através de um field goal, mas o kicker acabou desperdiçando e decretando a vitória dos ‘Quebradores’. — Tabela: — 16/07/17 – Jaraguá Breakers 7×0 Maringá Pryos Sociedade Esportiva e Recreativa da Menegotti, em Jaraguá do Sul (SC) – 30/07/17 – Foz do Iguaçu Black Sharks 10×37 Jaraguá Breakers Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu (PR) – 20/08/17 – Joinville Gladiators 7×24 Jaraguá Breakers Recreativa da Whirpool, em Joinville (SC) – 24/09/17 – Jaraguá Breakers 57×0 Curitiba Lions Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC) – 14/10/17 – Jaraguá Breakers 21×0 Bento Gonçalves Snakes Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC) – 04/11/17 – Jaraguá Breakers 21×20 Gaspar Black Hawks Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)