Ídolo do Jaraguá Futsal, goleiro Tiago anuncia aposentadoria no fim do ano

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

17/10/2024 - 15:10

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Considerado por muitos o maior goleiro da história do futsal, Tiago vive seus últimos dias como profissional. Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (17), na Arena, o atleta de 43 anos anunciou que vai se aposentar ao final desta temporada.

“Essa decisão sabia que uma hora ia acontecer e estudei bastante como seria esse momento. Então decidi de forma tranquila e me deixou mais leve. Foi difícil sim depois de tudo que passei, mas não está sendo difícil ter tomado a decisão. Estou leve, tranquilo e me abrindo para novas oportunidades, sejam elas no Jaraguá Futsal, no esporte ou fora”, disse.

Nas últimas duas temporadas, o arqueiro conviveu com problemas físicos. Em 2024, isso se agravou após uma lesão no pé, que o tirou de quadra por cinco meses e fez com que ele disputasse apenas 15 jogos.

“O corpo começa a dar sinais. Nunca tive lesões sérias, mas elas aumentaram nos últimos dois anos. Tem o cansaço físico e emocional por eu ser muito dedicado. A somatória desses sinais me fez tomar essa decisão durante a recuperação da lesão no pé esse ano. Foram cinco meses sem jogar e isso pesou bastante”, afirmou.

Com isso, o paulista de nascimento e jaraguaense de coração vai fechar um ciclo de 36 anos no esporte e 26 como profissional. Revelado pelo Palmeiras, o camisa 2 chegou ao Jaraguá Futsal em 2006 e empilhou títulos marcantes na ‘Era Malwee’, como a Liga Nacional (3x), Libertadores (4x), Taça Brasil (2x), Superliga (3x) e Estadual (3x).

Consolidado como ídolo do clube, rodou por outras grandes equipes do Brasil após a interrupção do projeto em 2010, até retornar ao Aurinegro em 2022. De lá pra cá, conquistou um Estadual, uma Recopa SC, um Jogos Abertos de Santa Catarina e uma Copa Sul.

Até o final do ano, terá a oportunidade de levantar as últimas taças em sua trajetória dentro de quadra, com a reta final da Liga Nacional e Campeonato Catarinense.

“Está faltando a Liga Nacional e Campeonato Catarinense de 2024. É legal o passado, comemoramos os títulos e ficamos tristes com as derrotas, mas não conseguimos mais alterar. Temos que pensar no presente e a nossa realidade é classificar para as quartas de finais da Liga e buscar o título. Então se está faltando alguma coisa entre tantos títulos históricos são os próximos que estão por vir”, destacou.

Além do Jaraguá, Tiago passou por GM/Chevrolet (SP), Ulbra (RS), John Deere/Horizontina (RS), Gazprom-Ugra, da Rússia, São José (SP), Joinville, Magnus (SP), Corinthians, Pato Futsal (PR) e Atlântico (RS).

Pela seleção brasileira, foi tricampeão da Copa América, hepta do Grand Prix, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro e bicampeão do mundo, inclusive levando o prêmio de melhor goleiro da edição de 2008, conhecido como Luva de Ouro, e terceiro melhor jogador da competição.

Além disso, um ano antes quando já defendia o Jaraguá, foi eleito o melhor do mundo na posição, pelo site Futsal Planet.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.