Guga homenageia Maria Esther Bueno e entrega primeiros troféus em Florianópolis

Guga prestou homenagem especial para a família de Maria Esther Bueno, representada por Lucas Bueno, sobrinho da tenista brasileira | Foto Fernando Willadino/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/10/2018 - 19:10 - Atualizada em: 20/10/2018 - 19:58

Ana Candiotto, nos 14 anos, e Pedro Rodrigues, nos 12, são os primeiros campeões da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. O sábado (20) foi de definição das finais. O domingo (21) vai apontar, nas quadras do Jurerê Sports Center (Jusc), em Florianópolis, os demais campeões das categorias 12, 14, 16 e 18 anos. A competição encerra a Semana Guga Kuerten 2018, que teve início no dia 11 de outubro.

Cabeça-de-chave número 1 e 17ª do ranking CBT dos 14 anos, Ana Candiotto conquistou o título ao vencer na final Bruna Marques, em dois sets, parciais de 6/2 e 6/4. No masculino, a decisão será entre dois Victor. Milare Alves, que derrubou Guilherme Mata, em parciais de 7/5, 6/7 (6) e 6/2, e Tosetto.

Ana Candiotto conquistou o título ao vencer na final Bruna Marques | Foto Hermes Bezerra/Divulgação

Além da taça e dos pontos no ranking Cosat, o campeão dos 14 anos masculino garante participação na última etapa do Le Mondial Lacoste, em Londres, na Inglaterra. O torneio acontece antes das decisões do ATP World Tour Finals.

Nos 12 anos masculino, decisão entre os dois principais favoritos. Em um confronto emocionante, de mais de 2 horas de duração e decidido nos detalhes, Pedro Rodrigues venceu João Fonseca, em três sets. Cabeça-de-chave número 1, Rodrigues perdeu o primeiro set, por 4/6, para virar sobre o segundo favorito, em 6/4 e 6/3.

Pedro Rodrigues venceu João Fonseca, em três sets | Foto Hermes Bezerra/Divulgação

Com a participação do campeão Pedro Rodrigues, a seleção brasileira sub 12 embarca neste domingo para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde inicia a disputa da Copa Cosat na segunda-feira. A equipe é a mesma que conquistou o terceiro lugar no Sul-Americano em Trujillo, no Peru, em junho, com Pedro Rodrigues, Thiago Guglieri e Davi Daniel. O capitão é Flávio da Rosa, da Equipe Guga, que acompanhou seus atletas na Copa Guga Kuerten Infantojuvenil.

Definidas as finais dos 18 anos

Tem decisão internacional nos 18 anos da Copa Kuerten Infantojuvenil. O brasileiro Pedro Boscardin (Time Guga) encara o norte-americano Dali Blanch, neste domingo, na quadra número 1 do Jurerê Sports Center. No feminino, decisão verde-amarela, entre Namie Isago e Alvarez Mercante.

Em duelo entre companheiros do Time Guga, Pedro Boscardin derrotou Bruno Oliveira, em duplo 6/3. Enquanto Dali Blanch encontrou maior dificuldade para avançar à final. O norte-americano precisou de uma virada para superar o brasileiro Eduardo Taiguara, e vencer em 1/6, 6/2 e 6/2.

O brasileiro Pedro Boscardin (Time Guga) encara o norte-americano Dali Blanch, neste domingo | Foto Hermes Bezerra/Divulgação

Entre as meninas, Namie Isago bateu Nalanda Teixeira na semifinal. Ela decidiu o confronto em dois sets, parciais de 6/2 e 6/3. Para garantir vaga na decisão deste domingo, a brasileira Alvarez Mercante superou a norte-americana Krystal Blanch, também de virada, em 1/6, 7/6 (5) e 6/2.

Namie Isago bateu Nalanda Teixeira na semifinal | Foto Hermes Bezerra/Divulgação

Título dos 16 anos e convite para jogar na França

Nos 16 anos, a luta pelo título vale wild card (convite) para competir no Le Petit As, em Tarbes, na França, um dos principais torneios juvenis da Europa. E nesta batalha para colocar o carimbo francês no passaporte, Valentina Ferrarini, cabeça 1, decide o título com a wild card (convidada) Priscila Janikian.

João Victor Loureiro (Time Guga), faz a final dos 16 anos

Entre os garotos, a final tem João Victor Loureiro (Time Guga), cabeça 1, que bateu Pedro Franca, em 6/0 e 6/2; e Richard Gama, segundo favorito, que ganhou de Diego Castro, por 6/4 e 7/5.

Homenagem à Rainha das quadras

Guga reuniu convidados e parceiros na noite de sexta (19) para comemorar o sucesso da 10a. edição da Semana Guga Kuerten, que será encerrada amanhã (21). Ao lado do primeiro troféu conquistado no Grand Slam francês, o embaixador de Roland-Garros relembrou ações marcantes da história do evento que já trouxe a Florianópolis campeões do tênis como Sergi Bruguera, Yvegeny Kafelnikov, Carlos Moyà e Nicolás Lapentti para exibições na Semana Guga Kuerten.

Ministro dos Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, Lucas Bueno e Guga na homenagem a Maria Esther Bueno | Foto Fernando Willadino/Divulgação

Durante a festa Guga também prestou uma homenagem especial para a família de Maria Esther Bueno. Coube a Lucas Bueno, sobrinho da tenista brasileira que conquistou 19 títulos de Grand Slam, receber o tributo. “O que moveu a vida dela foi o amor pelo tênis. E eu poderia resumir toda essa trajetória em apenas três palavras: paixão, perseverança e humildade”, revelou Lucas.

Festa com a criançada

Gustavo Kuerten fez a alegria da criançada no Festival de Minitênis: durante o sábado festivo e ensolarado no Jurerê Sports Club. O ídolo bateu bola com a criançada, contou histórias, distribui autógrafos e posou para fotos. O evento com caráter recreativo, para crianças de 4 a 10 anos, foi organizado pela equipe da Escola Guga e reuniu 180 crianças.

Gustavo Kuerten fez a alegria da criançada no Festival de Minitênis | Foto Fernando Willadino/Divulgação

 

Domingo também é de decisão na Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, nas quadras de areia do Jurerê Sports Center.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?