O famoso guardanapo improvisado para “confirmar” a ida de Lionel Messi ao Barcelona, quando ele tinha 13 anos, vai à leilão no mês de março, com valor estimado entre 300 mil e 500 mil libras esterlinas (entre R$ 1,8 milhão e R$ 3 milhões).
O objeto está guardado desde 2000 com Horacio Gaggioli, representante do argentino na época da transferência. Há 24 anos, o agente e o craque se encontraram na capital catalã com o então dirigente do Barça, Carles Rexach.
Impressionado com o garoto, Rexach queria contratar Messi com urgência e como não tinha um papel à disposição resolveu utilizar o guardanapo para assinar o primeiro contrato do jogador, que depois se tornou o maior ídolo da história do clube.
“Em Barcelona, no dia 14 de dezembro de 2000 e na presença dos senhores Minguella e Horacio, Carles Rexach, secretário técnico do Barcelona, se compromete, mediante sua responsabilidade e apesar de algumas opiniões contrárias, a contratar o jogador Lionel Messi sempre e quando se mantiverem as quantidades acordadas”, estava escrito no objeto.
Em 20 anos de Barcelona, Messi jogou 778 jogos, marcou 672 gols e conquistou vários títulos, como 10 Espanhóis, sete Copas do Rei e quatro Champions League antes de ir para o PSG e, depois, para o Inter Miami, seu clube atual.