Grande surpresa na primeira etapa, o Jaraguá Shooters volta a atuar neste domingo (20), pelo Campeonato Catarinense de Beisebol. Após as disputas iniciais terem sido realizadas na cidade de Joinville, chegou a vez da equipe jaraguaense sediar a segunda etapa da competição.
Buscando assumir a liderança da Conferência Norte, o Shooters recebe o Joinville Royals e Blumenau Capivaras, no Estádio João Butschardt, o popular campo do Seleto, em Guaramirim.
Ao todo, serão três jogos. A programação inicia às 8h30, com o encontro entre Shooters e Capivaras. Na sequência, às 10h30, os Capivaras encaram o Royals. Após uma pausa para o almoço, Shooters e Royals fecham a rodada, a partir das 14h. A entrada é gratuita.

‘Atiradores’ venceram o Joinville Royals na primeira etapa I Foto: Iriane Porto
“Acredito que estamos preparados para desempenhar um bom papel nesta etapa. Nos esforçamos muito durante os treinamentos e agora chegou o momento de mostrar isso dentro de campo, diante de nossos amigos e familiares”, afirmou o segunda base Henrique Porto.
Nesta fase da disputa, cada vitória vale três pontos na classificação, enquanto o empate rende um. Após a etapa de abertura, os três times da Conferência Norte estão empatadas com uma vitória cada, mas os critérios de desempate colocam o Blumenau Capivaras na liderança, Jaraguá Shooters na segunda colocação, e Joinville Royals em terceiro.
Ainda neste domingo, as equipes da Conferência Sul se enfrentam em Guabiruba: Brusque Brewers, Floripa Ichibin e Itajaí Sailors.
Regras básicas
Em geral, esportes têm sua duração definida por tempo (como no futebol, basquete e handebol) ou pontuação atingida (vôlei e tênis). No beisebol, entretanto, os jogos são definidos ao atingir um número de eliminações (27).
Assim, as partidas não têm uma duração média predefinida, podendo variar de uma hora e meia, quando um time é muito superior ao outro, até verdadeiras maratonas de seis horas quando o equilíbrio prevalece.
As equipes se revezam em turnos de ataque e defesa. Enquanto uma se defende, a outra ataca. Quando um turno se encerra, as equipes trocam de posição: quem atacava passa a defender e quem defendia passa a atacar.

Foto: Iriane Porto
A cada dois turnos, completa-se uma entrada (inning). O jogo termina com nove entradas. Caso ao final dessas nove entradas os times estejam empatados, são jogadas entradas extras, até que alguma equipe abra vantagem e saia vitoriosa.
Quem defende faz o arremesso e tem de eliminar os rebatedores, ou pegando a bola antes de ela cair no chão em uma rebatida do adversário ou fazendo a bola passar três vezes (strike) pelo rebatedor.
O ponto ocorre quando o jogador completa a quarta base, que é de onde ele rebateu a bolinha. Quando ocorre o home run, todos os jogadores que estão em bases podem completar a volta e somar pontos. O home run com bases cheias dá 4 pontos.
As posições
Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.

Rebatedor I Foto: Iriane Porto
Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.
Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.
Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.
Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.
Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.
Campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.
Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.