Franciane Richter está de volta ao Brasil e pronta para o seu maior desafio na carreira. Após a experiência inédita no voleibol da Indonésia, a guaramirense foi anunciada como reforço do Sesi Vôlei Bauru, uma das principais equipes femininas do país.
A oposta de 25 anos assinou contrato de uma temporada e se apresentou nesta semana ao clube paulista, visando as disputas do Campeonato Estadual, Superliga e Sul-Americano.
“É um projeto muito grande, estou muito feliz e animada pra vivenciar isso tudo. Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade, mostrar meu trabalho e aprender com esses grandes nomes que irei dividir quadra. É uma honra vestir essa camisa, pela grandiosidade, toda história e estrutura do Sesi”, destacou.
Fran chega ao novo time depois de acumular grandes números na Indonésia. Na liga local, foi a maior pontuadora em muitos jogos pelo Popsivo Polwan no turno e bateu o recorde de pontos em uma só partida, quando marcou incríveis 47.
Já no returno, o rendimento da equipe caiu após a atleta de Guaramirim ingerir um óvulo de um verme num alimento, que a deixou debilitada. Com a demora no diagnóstico, ela perdeu 6kg em 20 dias, precisou de idas recorrentes ao hospital e ficou internada por três dias.
“Fiquei doente por algumas semanas, foi o único momento triste em que vivi na Indonésia, pois sempre fui muito feliz enquanto estive lá. Por conta disso sei que não pude dar meu melhor em quadra durante esse período doente, assim como comecei a temporada, mas mesmo assim eu nunca deixei de dar o meu melhor”, disse.
Com o fim da competição, a guaramirense retornou ao Brasil e analisava as propostas até acertar com o Sesi Bauru. “Espero uma temporada de muitas conquistas e estou realizando um sonho que é jogar em uma grande equipe da Superliga”, finalizou.
História no voleibol
Franciane Richter iniciou no vôlei de quadra, com apenas 7 anos de idade, em uma escola de Guaramirim. Depois de se destacar pela base de Jaraguá do Sul, Joaçaba e Blumenau, ela migrou para o vôlei de praia em 2013.
Na areia, conquistou títulos por Balneário Camboriú, Itapema e Maringá (PR), grandes polos da modalidade em Santa Catarina e Paraná, e foi eleita pela Federação Catarinense como atleta destaque da categoria Sub-21, com apenas 18 anos na época.
Após uma rápida passagem por Portugal, Fran voltou ao Brasil e para o vôlei de quadra novamente, em 2018. De lá pra cá, vestiu a camisa de Valinhos e Maringá na Superliga, antes da experiência na Indonésia.