Grêmio e Cruzeiro são denunciados pelo STJD por cantos homofóbicos

Foto: Thomas Santos/Cruzeiro

Por: Lucas Pavin

24/05/2022 - 08:05 - Atualizada em: 24/05/2022 - 09:18

Cruzeiro e Grêmio foram denunciados pela Procuradoria de Justiça Desportiva por cantos discriminatórios entoados por torcedores no último dia 8, na vitória do time mineiro por 1 a 0, pela sexta rodada da Série B do Brasileiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

A Raposa também foi denunciada por não prevenir e reprimir o arremesso de objetos no campo. A sessão de julgamento será às 13h da próxima segunda-feira (30).

Entre as penas previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportivo (CBJD), o time vitorioso pode perder os três pontos previstos no regulamento da competição se comprovada a infração.

Em nota, a Procuradoria afirmou que recebeu notícias de infração (NI) denunciando cantos homofóbicos entoados tanto por torcedores do Cruzeiro (Arerê, Gaúcho dá o c* e fala tchê), quanto por tricolores (Maria joga vôlei).

Na súmula da partida, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza relatou o arremesso de objetos no gramado.

O artigo 213 do CBJD prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil quando se “deixa de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.

*Com informações de Agência Brasil