Ginasta que reverenciou Rebeca Andrade perde medalha das Olimpíadas, entenda

Jordan Chiles (D) perde terceiro lugar no solo | Foto: Reprodução/Instagram Jordan Chiles

Por: Lucas Pavin

13/08/2024 - 07:08 - Atualizada em: 13/08/2024 - 16:22

O pódio do solo na ginástica artística nas Olimpíadas de Paris, vencida pela brasileira Rebeca Andrade, sofreu uma mudança. O CAS (Corte Arbitral do Esporte) mudou uma nota da final, que acabou tirando o bronze da americana Jordan Chiles e colocando a romena Ana Barbosu.

Em audiência, o CAS considerou irregular o acréscimo de 0.100 dado à nota de Jordan Chiles depois de um recurso pedido pela delegação dos EUA, que fez com que a americana assumisse a terceira posição.

A Federação de Ginástica da Romênia entrou com recurso e o tribunal aelgou que o pedido de revisão da nota foi feito depois do período permitido, que é de um minuto após o anúncio da nota.

A Confederação de Ginástica Artística dos EUA também entrou com recurso para tentar recuperar a medalha da ginasta do país, mas foi negado pelo Tribunal Arbitral do Esporte. Com isso, Chiles precisará devolver a medalha, que passa a ser de Barbosu. Rebeca segue com o ouro e Simone Biles com a prata.

“Eu vou tirar esse tempo e me afastar das redes sociais para cuidar da minha saúde mental. Obrigada”, publicou Chiles no Instagram.

A Federação Americana de Ginástica (USA Gym) também prestou apoio à atleta.

“Ao longo do processo de apelação, Jordan foi alvo de ataques consistentes, totalmente infundados e extremamente dolorosos nas mídias sociais. Nenhum atleta deve ser sujeito a tal tratamento. Condenamos os ataques e aqueles que os envolvem, apoiam ou instigam. Elogiamos Jordan por se comportar com integridade dentro e fora do piso de competição, e continuamos a apoiá-la”, escreveu.

Notícias no celular

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.