O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Derby, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal nos municípios de Itapema e Salvador (BA).
A investigação tem como objetivo apurar a prática de crimes que atentam contra a incerteza do resultado esportivo, em razão de tentativa de aliciamento de atletas do Londrina Esporte Clube, da Série C do Campeonato Brasileiro.
A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina, coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), no cumprimento das decisões judiciais em território catarinense.
As apurações tiveram início após o clube londrinense relatar os fatos à CBF. Com base nas informações enviadas à Delegacia de Polícia Federal de Londrina, que as encaminhou ao GAECO – Londrina, noticiando a tentativa de manipulação de resultados em competição esportiva.
Segundo apurado ao longo das diligências, no dia 26/04/2025, horas antes de uma partida de futebol profissional entre o Londrina e o Maringá, os investigados mantiveram contato com três jogadores que atuam no time londrinense e ofereceram a pelo menos um deles a quantia de R$ 15.000,00 para que realizasse falta em campo e recebesse um cartão amarelo nos primeiros 27 minutos de uma partida pela Série C, realizada em Londrina.
Fonte: MPSC