Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) da acusação de tentativa de fraude em um exame antidoping de 2023.
A suspensão era de dois anos, mas o jogador do Cruzeiro conseguiu atuar no período por meio de um efeito suspensivo, que estava vigente até o julgamento do recurso.
O atacante havia sido acusado de dificultar a realização de um exame antidoping na época em que ainda jogava no Flamengo, não cumprindo o horário dos exames, desrespeitando os funcionários e desobedecendo suas instruções.
O CAS entendeu que “embora o comportamento de Gabriel Barbosa tenha sido totalmente não cooperativo, não pode ser considerado como ‘adulteração’ segundo o Código Mundial Antidoping e não atinge o limite de uma ADRV (violação da regra antidoping)”.