Futuro do esporte planejado na Capital

Por: Ewaldo Willerding Neto

18/03/2018 - 20:03 - Atualizada em: 18/03/2018 - 20:36

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Municipal de Esporte, realizou nesta última sexta-feira, a 1ª Conferência Municipal de Esporte de Florianópolis. Com o objetivo de planejar o futuro e o desenvolvimento do esporte na Capital de Santa Catarina, o encontro reuniu profissionais e entidades da área, entre federações, dirigentes e atletas.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, informou o aumento do investimento para a área em 2018, chegando a aproximadamente R$ 3 milhões.

O tema recursos também esteve presente no debate após a palestra “Política Nacional de Esporte e Lazer” proferida pelo presidente do Conselho Estadual do Esporte, Alexandre Monguilhott.

Na sequência, na palestra “Diretrizes Municipais do Esporte de Florianópolis” o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Alves, e o superintendente da Fundação Municipal de Esporte, Maykon Oliveira, abriram o diálogo sobre as ações do município para o segmento e enfatizaram a importância do esporte para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida de centenas de jovens e crianças.

Na palestra “A importância da criação do Fundo e do Conselho Municipal de Esporte”, representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina apresentaram os principais critérios para a implantação do respectivos mecanismos de gestão, e o diretor executivo da Fundação Municipal de Esporte de Indaial, Márcio Selhorst, explicou como ocorreu a instituição e como funcionam o Fundo e o Conselho ligados ao esporte naquele Município.

A última palestra com o tema “O Futuro do Esporte Nacional e seus Reflexos no Esporte Municipal” contou com a ilustre presença do campeão olímpico da Seleção Brasileira de Vôlei em 1992, Paulo André Jucoski da Silva, o Paulão do Vôlei, que enfatizou que, assim como no passado e no presente, o futuro do esporte está na base, na escola, na disciplina de educação física. Destacou ainda a importância do professor para despertar nos alunos a paixão pelo esporte e citou os educadores e técnicos que foram fundamentais para que ele se tornasse o jogador vitorioso que é.