Por Lucas Pavin
Chegou a hora da verdade na Copa Norte de Futebol Amador. Das seis equipes que largaram na competição em março, os jaraguaenses do Cruz de Malta e os joinvilenses do América obtiveram os melhores resultados e fazem a grande final, que inicia na tarde deste domingo (30). No Estádio Eurico Duwe, o cruzmaltino recebe o alvirrubro pelo jogo de ida da decisão, às 15 horas, com entrada franca.
Único representante do Vale do Itapocu, o Cruz de Malta entra na final buscando encerrar dois tabus no certame. Um deles é conquistar o título inédito da Copa Norte, já que bateu na trave nos últimos três anos e é um dos poucos troféus que faltam ao clube em competições do futebol amador na região. A outra escrita a ser derrubada é relacionada ao adversário. Nas temporadas 2014, 2015 e 2016, o time joinvilense levou a melhor e eliminou os representantes de Jaraguá do Sul no mata-mata.
Por todos estes fatores, a promessa é de uma grande decisão, que tem o duelo de volta marcado o dia 7 de maio, no Estádio Olímpico, em Joinville. “Com certeza esta final é uma ótima atração para todos os amantes do futebol amador, pois envolve equipes de grande renome no meio esportivo. Esperamos por duas grandes partidas, de encher os olhos”, disse o dirigente e auxiliar técnico do Cruz de Malta, Alex Moraes.
Depois de passar pelas quartas de final sobre o Operário, também de Joinville, e posteriormente pelo Porto, de São Francisco do Sul, na semifinal, a equipe do Rio da Luz está invicta. E pelo bom desempenho nos dois embates, o técnico Nêgo deve manter a formação base do time para este domingo. Sem nenhum desfalque, o treinador mandará a campo uma escalação com Rodrigão; Pará, Edson, Nino e Dinei; Giovani, Espeto, Vando e Kelvin; Seco e Cleitinho.
“Esta final é muito importante para o clube e todos seus envolvidos. O Cruz de Malta não tem esse título e também não disputa o estadual de amadores há algum tempo. A expectativa é ótima e estamos muito confiantes. Sabemos do potencial do adversário e o respeitamos por todo sua história no futebol amador, mas temos nosso objetivo e estamos focados. Vamos lutar e nos dedicarmos ao máximo para conquistá-lo”, finalizou Moraes.