Um dos mais tradicionais e importantes campeonatos estaduais do futebol brasileiro terá sua largada fora de campo nesta segunda-feira (20), na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú.

Presidentes e dirigentes dos 10 clubes participantes, da FCF e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) vão apresentar detalhes do Estadual deste ano, que se inicia na próxima quarta-feira (22).

Criciúma e Chapecoense estão na disputa | Foto Caio Marcelo/CEC

Nova fórmula

Com uma nova forma de disputa, o Catarinense Série A 2020 terá quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno. Após as nove rodadas, os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – Quartas de Finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado.

A partir da 2ª fase, as equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, os populares e emocionantes mata-matas, até a definição do campeão. Nas fases de confronto eliminatório, os critérios serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.

Figueirense tem o maior número de títulos: 16 | Foto Hermes Bezerra/FFC

Na TV

Tendo como emissoras oficiais de transmissão de seus jogos, a NSC TV e o futebolcatarinense.tv (antigo FCPLAY.TV), o Estadual deste ano vai inovar nacionalmente, com a sua própria plataforma de palpites, aprovada pelos clubes e autorizada pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), do Ministério da Economia. Será uma plataforma de entretenimento e lazer, e o acesso é gratuito. Todos podem participar e fazer o palpite dos jogos do seu time do coração. O sistema já está à disposição dos interessados no endereço www.palpitao.com.br.

Juventus volta à primeira divisão estadual | Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

Rebaixamento

Com a nova forma de disputa do Catarinense Série A, para 2021 somente um clube será rebaixado. As equipes que após a 1ª fase ficarem na 9ª e 10ª posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir a equipe rebaixada.
No mata-mata do rebaixamento a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de permanece na elite. Persistindo o empate no saldo de gols a equipe mandante da partida de volta fica na Série A.

Número de clubes

Com o novo formato, será alterado também número de clubes participantes na Série A do Campeonato Catarinense. A partir de 2021 a competição contará com doze equipes na disputa, sendo que três clubes ascenderão do Catarinense Série B de 2020. A partir do Campeonato Catarinense de 2022, o acesso e descenso passa a ser novamente de duas equipes entre as Séries A e B.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger