FME de Criciúma passa a oferecer aulas gratuitas de taekwondo

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

10/10/2023 - 18:10 - Atualizada em: 10/10/2023 - 18:35

A partir desta semana, uma nova modalidade fará parte do programa social +Esporte +Futuro, da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos. As aulas serão ofertadas de forma gratuita nas quintas-feiras, às 13h30, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, para pessoas de 7 a 18 anos. Interessados em participar das aulas, de forma gratuita, devem entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (48) 3431-0019.

 

“Ampliar as modalidades e participantes é um dos nossos objetivos no programa. Atualmente, atendemos mais de 2 mil crianças, adolescentes e idosos, e até o final de 2023, pretendemos alcançar 3,5 mil participantes. Por meio do programa, oferecemos não só a prática esportiva, mas qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e mental, entre outros benefícios”, pontuou o presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, que é o cofundador do programa social.

 

As aulas serão ministradas pela professora Clarissa Della Bruna Bonotto, que tem 20 anos de experiência na modalidade. “Treino desde os 9 anos de idade. Comecei a praticar, pois sempre fui apaixonada por artes marciais, e sempre assisti e admiro os filmes do Jackie Chan. O taekwondo é um esporte que melhora o físico, a saúde e a mente, oferece desenvolvimento pessoal, coordenação motora, defesa pessoal, flexibilidade, disciplina, foco e equilíbrio. Mantêm as crianças e adolescentes mais tempo longe das telas de celulares e computadores, além de afastá-los das ruas”, mencionou a professora, que também é coordenadora Regional Sul de Taekwondo e fundadora da Associação Criciumense de Taekwondo.

 

Apoio da FME

Além da professora Clarissa, a modalidade vai contar com auxílio da atleta Nicolle Bettiol Elias, que recebeu, recentemente, o apoio da FME de Criciúma para participar do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, disputado em São Paulo. A atleta participou do evento na categoria “Poomsae”, que é caracterizada por uma sequência de movimentos de ataques e defesas. “Gostaria de agradecer à família e aos amigos que estiveram comigo na torcida, a prefeitura e a FME pelo apoio, além da minha técnica, que está junto comigo desde quando iniciei os treinamentos”, frisou.

 

Sobre o programa +Esporte +Futuro

O programa +Esporte +Futuro foi lançado em fevereiro de 2021 com o objetivo de democratizar a prática de atividades físicas e o lazer como direito social. As modalidades ofertadas no programa são: futsal, futebol, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, ginástica, karatê, jiu-jitsu, judô, natação, skate, atletismo, triathlon, tênis de campo, badminton e dança de salão. O programa inclui, também, projetos esportivos em escolas, caminhadas orientadas, recreação e lazer e o “Pedala Criciúma: Para Frente Que se Anda” (ciclismo).

 

“Para o social é de grande importância ter uma nova modalidade no nosso grupo. Conseguimos, assim, atender as crianças e os adolescentes que não se encaixam em nenhuma outra, mas que possam se encontrar no taekwondo. Esse é o intuito do social, apresentar um esporte e gerar frutos no alto rendimento, motivando os alunos a participarem de uma modalidade olímpica”, destacou o coordenador social da FME de Criciúma, Junior Rampinelli.