O Flamengo sofreu uma nova derrota na Justiça na polêmica envolvendo o título Brasileiro de 1987 e a Taça das Bolinhas. Nesta semana, a 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro negou o pedido do clube carioca, que buscava o reconhecimento como legítimo merecedor do troféu.
Com isso, o Sport é oficialmente o campeão brasileiro de 1987 e o São Paulo foi o primeiro clube a cumprir os critérios estabelecidos em 1975 para conquistar a Taça das Bolinhas — cinco títulos nacionais alternados ou três consecutivos.
O juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira destacou na decisão que a discussão foi encerrada em instâncias superiores.
“Os torcedores podem bradar que o Autor é (ou seria) campeão brasileiro de 1987; no entanto, por decisão transitada em julgado do STF, o campeão é o Sport Clube do Recife. Simples assim”, escreveu o juiz na sentença.
O Rubro-Negro foi condenado ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, fixados em R$ 20 mil para a CBF e o próprio clube.
O Flamengo ainda pode recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Porém, como o assunto foi tratado em instâncias superiores, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), a chance de êxito é considerada mínima.