Em partida que pode ser considerada impecável, na tarde desta sexta-feira, dia 21, na Arena Multiuso, em Brusque, o Flamengo Blumenau venceu o Basket Osasco por 79 a 74 e vai disputar o título da competição nacional. É a primeira competição após a parceria entre Blumenau e o Flamengo e o time blumenauense chega à final do Campeonato Brasileiro de Basquete masculino.

O adversário sai da outra semifinal, entre União Corinthians e Botafogo, que acontece ainda nesta sexta, às 18h30. A definição do campeão será no sábado, dia 22, às 18h45, já a disputada do terceiro lugar está agendada para começar às 16h30. Todas as partidas do Final Tour terão transmissão ao vivo na CBB TV, Band Sports e TV NSports.

 

O jogo

Além de valer vaga para a grande final, o confronto entre Blumenau e Osasco era o tira-teima entre as duas equipes que lideraram a Conferência a Gerson Victalino, fase classificatória para os playoffs. Na estreia da competição em Goiânia, os paulistas venceram por 96 a 78. No returno, os blumenauenses deram o troco, com uma vitória contundente por 82 a 64.

O Flamengo Blumenau começou embalado e logo abriu seis pontos de vantagem, com Vinicius Villela e João Pedro. A forte equipe paulista encaixou o ataque, equilibrando o confronto. A partida seguia empatada segundos antes do fim do primeiro quarto, até que Gustavo Scaglia, de bandeja, converteu dois pontos, fechando o período em 20 a 18.

O primeiro quarto da partida já dava sinais de equilíbrio entre as equipes, cenário que seguiu durante o segundo período, com alternância na liderança. Faltando cinco minutos para o fim do quarto, o Flamengo Blumenau conseguiu encaixar uma sequência de pontos, conseguindo a maior vantagem na partida até então, sete pontos, terminando em 42 a 35.

No esporte da bola laranja, sete pontos não é uma vantagem considerável. Exemplo disso, que faltando um minuto para o fim do terceiro quarto, Osasco virou com um lance livre convertido por Gustavo Scaglia, cestinha dos paulistas na partida. Gabriel Mendes ainda teve tempo para fechar o período em 62 a 58, deixando novamente os blumenauenses atrás no placar.

O último e decisivo quarto da partida foi digno de uma semifinal. Com a força do coletivo, o Flamengo Blumenau voltou à frente no marcador. A menos de um minuto para o fim do jogo estava tudo igual, mas nos jogos finais que os grandes jogadores decidem e foi assim que o pivô de Blumenau, João Pedro, no alto de seus 1,86 metros, anotou 10 pontos no último período, dando a classificação para Blumenau, que fechou o confronto em 79 a 74.

O cestinha do jogo foi o atleta de Blumenau, João Pedro, com 27 pontos e ainda 14 rebotes. Com o desempenho decisivo no último quarto, ele foi escolhido o melhor da partida e levou o troféu Wlamir Marques.

Parceria

A Secretaria Municipal do Esporte (SME) de Blumenau destaca o resultado esportivo do time de basquete chegando à final, que é fruto de uma parceria de sucesso com o Clube de Regatas do Flamengo. “Isso demonstra a importância da parceria público-privada para o fortalecimento do esporte local. Estas ações de incentivo ao esporte só tem a somar ao trabalho desempenhado nas categorias de base de todo o município, afirma o secretário da SME, Ricardo Echelmeier.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca que desde o anúncio da parceria se sentiu honrado e privilegiado com a escolha de Blumenau, e o resultado só vem a ratificar o sucesso deste projeto que nasceu vencedor. “É um trabalho sério que aliado ao potencial esportivo de Blumenau está levando o nome da cidade para todo o Brasil, algo que nos enche de orgulho, diz.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.