Figueirense pode perder pontos no STJD por atraso de salários

O Figueirense será julgado nesta sexta-feira (25) às 10 horas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo atraso de salários de jogadores durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube foi denunciado pela Procuradoria do tribunal pela quebra do fair play financeiro.

Se for punido pela Quarta Comissão Disciplinar, o clube corre o risco de perder pontos na classificação, justo no momento em que esboça uma reação para evitar o rebaixamento para a Série C. No entanto, mesmo em caso de condenação, caberá recurso ao Pleno do STJD.

Este julgamento foi inicialmente marcado para 30 de agosto, quando o Figueirense vivia a crise com a Elephant, empresa que era responsável pela gestão do departamento de futebol.

WO histórico

Os atrasos de pagametos provocados pela Elephant levou os jogadores a fazerem greve e nem entrarem em campo para enfrentar o Cuiabá, ocasionando um WO histórico.

Elephant provocou a crise no Scarpelli | Foto Patrick Floriani/Figueirense FC

Com a saída da empresa e o clube de volta às mãos do seus dirigentes tradicionais, a situação financeira foi normalizada e um documento foi elaborado provando a quitação dos atrasados, inclusive com o testemunho do capitão Zé Antônio.

Dois pontos

Mesmo assim o Figueirense será julgado nesta sexta-feira com base no artigo 114 do Regulamento Geral de Competições; no artigo 17 do Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro e no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. As penas podem ser a perda de pontos e multa em dinheiro.

O time é o atual 17º colocado na classificação, dois pontos atrás do Vitória, primeiro fora do Z-4, e neste sábado (26) enfrenta o Criciúma, 19º lugar, com 29 pontos, no Orlando Scarpelli.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger