Inicialmente marcado para os dias 15 a 25 de novembro, a 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) agora será realizado de 29 de novembro a 9 de dezembro, em Rio do Sul.

A mudança foi solicitada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) por conta do adiamento das etapas regionais da competição, devido às chuvas que deixaram Santa Catarina em situação de emergência.

Rio do Sul foi uma das cidades mais atingidas nas últimas semanas. Mesmo assim, o superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Jeberton Fermino, garantiu que o município terá condições de receber o evento.

“Mesmo com a enchente atingido a cidade já tínhamos montado uma força-tarefa para conseguir realizar todos serviços, cumprir com todos os itens do caderno de encargos do evento, além de deixar apto todos os locais de competição. Rio do Sul mais do que ninguém necessita do Jasc neste momento que é de reconstrução”, disse.

Vale lembrar que Rio do Sul também sediou o Jasc 2022, que envolveu representantes de 112 municípios e quase seis mil pessoas envolvidas. Para 2023, a competição terá novidades, como a modalidade de apresentação do beach tennis.

Além disso, outras se fixaram oficialmente no quadro de pontos, como o jiu-jitsu e o boxe. No total, são 47 troféus em disputa, nos naipes masculino e feminino. A expectativa é que o número de atletas também seja superior a seis mil participantes.