Federação proíbe nadadora que desmaiou na piscina de voltar a competir no Mundial

Por: Lucas Pavin

24/06/2022 - 17:06 - Atualizada em: 24/06/2022 - 17:31

Nesta sexta-feira (24), a Federação Internacional de Natação (Fina) comunicou que Anita Álvarez não poderá voltar a competir no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria.

A americana desmaiou durante uma prova do nado sincronizado na última quinta-feira (23) e faria a final da prova livre por equipes neste fim de semana.

A médica responsável pela saúde dos atletas em Budapeste, Dra. Merkely Bela, disse que a nadadora não estava fisiologicamente preparada para suportar as exigências das provas artísticas no mais alto nível.

“Existem vários tipos de atletas. Alguns toleram bem as mudanças na quantidade de oxigênio e dióxido de carbono em seu corpo. Mas há quem seja mais sensível a isso, e Anita Álvarez é uma dessas pessoas. O nado sincronizado provavelmente não é para ela”, disse.

Anita Álvarez se manifestou sobre o caso que chocou o mundo do esporte.

“Apenas senti que estava deixando tudo na piscina. Na última parte, onde tenho que me despedir levantando um braço, lembro-me de pensar: “Levante esse braço! Não desista agora! Dê tudo de si até o último segundo!”. Acho que eu estava muito conectada mentalmente, tão dentro do meu papel, vivendo o momento tão intensamente, que eu estava gostando muito da minha performance. “Continue, continue, continue (…)”. Às vezes, você não sente dor até parar. É como o atletismo. Eu gosto de correr. Às vezes você está correndo e, no momento em que você para, é quando você sente o golpe. Nessa prova livre me senti ótima, cansada como sempre, mas gostando. E quando eu senti que finalmente poderia me permitir relaxar foi quando tudo ficou preto. Não me lembro de mais nada”, declarou ao jornal espanhol El País.