O casal joinvilense Ana Claudia e Rafael teve uma grande virada na vida ao participar de corridas de rua. Eles são pais do Theo, de 10 anos, um menino sorridente e alegre, diagnosticado com síndrome de Down e cardiopatia.
A família passou a correr conduzindo o filho ao integrar o Projeto Pernas Solidárias e, a partir daí, vieram inclusão, união e muita alegria. Os três são presença confirmada na corrida em comemoração aos dez anos do projeto, que ocorre no próximo domingo (5), em Joinville. A corrida surgiu na vida da família em 2019 por meio de uma amiga que falou do projeto.
“Desde lá, só continuamos. Parei na gestação do nosso segundo filho, o Davi, que tem 3 anos. E depois por causa do meu tratamento de câncer de mama, mas retomei no final do ano passado”, conta Ana Claudia Moraes Rech, mãe de Theo e professora.
Nas corridas, a família utiliza um triciclo para levar o menino no percurso. O pai Rafael, analista de sistemas, não era corredor.
“Comecei a correr para conduzir o Theo, para socializar e incluí-lo. Eu vi a felicidade dele na primeira corrida e assim foi a primeira, a segunda e não paramos mais”, diz Rafael Rech.
Desde então, foram 50 corridas com o Theo. Eles começaram com o percurso de 5 km, depois passaram para 10 km e então veio a Meia Maratona, com 21 km. “É uma alegria total, ele cumprimenta todo mundo, incentiva todos os corredores que passam por ele, é uma alegria fora de série”, conta o pai.
Rafael treina com regularidade e leva o filho nos treinos sempre que pode. Já nas corridas, o Theo é presença obrigatória. “O sentimento que ele tem pela corrida é inexplicável. A cada corrida ele vem radiante. Fica ansioso antes e depois começa a contar tudo o que viveu durante o percurso. É engraçado porque quando eu vou junto, eu vou mais devagar porque estou retomando, e ele fica ‘bora mãe’, ‘vamos mais rápido’. Isso é incrível, ele não deixa a gente desistir”, comenta Ana.
O casal incentiva outras famílias a participarem do Projeto Pernas Solidárias. “Corrida para nós é união e o desejo de fazer o bem, o que mais nos impulsiona. Solidariedade é amor em movimento. A gente quer colocar o Theo na inclusão, que ele esteja junto com os demais. Que ele seja visto como alguém que impulsiona, que dá força de vontade e que mostra para as pessoas que viver é maravilhoso”, diz a mãe.
Projeto Pernas Solidárias comemora dez anos com corrida especial
O Projeto Pernas Solidárias permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de corridas de rua em triciclos ou cadeiras de rodas, sendo conduzidas por pessoas sem deficiência. A iniciativa nasceu em Joinville, há dez anos, e está presente em outras cidades catarinenses.
E para comemorar uma década de história, o projeto promove uma corrida especial no próximo domingo (5). Serão duas provas: às 6h, tem a largada para as pessoas sem deficiência. Já às 7h15, será a largada para as pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas ou triciclos. Cada participante será auxiliado por dois corredores condutores que se revezam ao longo do percurso. De acordo com os organizadores, são mil inscritos, 180 deles pessoas com deficiência.
O percurso de 6,3 km é o mesmo para as duas provas. A largada será em frente à Associação Atlética Tupy, na rua Prefeito Helmuth Fallgatter, seguindo até a altura do prédio da Polícia Civil, com retorno na mesma rua. A chegada também será na Associação Atlética Tupy. Todos os corredores que concluírem as provas receberão medalhas. Também haverá entrega de troféus para os classificados entre 1º e 5º lugar, na categoria Premiação Geral (feminino e masculino); premiação por faixa etária; e para os cinco maiores grupos.
Como fica o trânsito no dia da corrida
Por causa da corrida, a Rua Helmuth Fallgatter será totalmente interditada da rótula do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt até o entroncamento com a rua Aubé, das 6h às 9h. Dessa forma, os motoristas que quiserem acessar o Centro devem transitar pela Albano Schmidt no sentido Iririú.
As linhas de ônibus 0403 – Espinheiros, 0404 – Ponte Serrada, 0406 – Praia Grande e 0140 – Tupy/Guanabara terão mudança no itinerário durante este período, com saída do Terminal Tupy e destino ao Terminal Central pelo bairro Iririú.
Dessa forma, os passageiros que acessam essas linhas nos bairros não poderão descer no Terminal Tupy e deverão seguir para os terminais do Centro e do Iririú. Após o fim da interdição, as linhas do transporte coletivo serão retomadas no horário normal de domingo. Mais informações sobre o itinerário estão disponíveis no site onibus.info.
Programação especial no sábado
A corrida acontece no domingo, mas desde sábado (4) os participantes podem aproveitar uma programação especial na Associação Atlética Tupy, onde ocorre a entrega dos kits, das 9h às 18h. Ao longo do dia, a comunidade está convidada a participar de diversas atrações promovidas por diferentes grupos e entidades.
A partir das 9h30, equipes da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) vão oferecer atividades do projeto Giro Paradesportivo, com modalidades paradesportivas, como o basquete em cadeira de rodas, o vôlei sentado e a bocha paralímpica.
A programação inclui, ainda, palestra sobre Esporte e Inclusão; demonstração do sistema de defesa pessoal Krav Maga; aulão de pilates ao ar livre; divulgação de futsal e vôlei; apresentações de grupos da APAE e Universo Down; corrida kids; além de palestras e workshops.