Na última terça-feira (20), Manoel Tobias completou 50 anos e polemizou ao cravar em entrevista à Fifa que foi o melhor jogador de futsal de todos os tempos, deixando Falcão em segundo lugar.

Mas o camisa 12 e maior ídolo do Jaraguá Futsal rebateu as declarações de Tobias e se colocou nas duas primeiras posições do “pódio” entre os melhores atletas da história da modalidade.

“Respeito a autoconfiança dele, porém, a minha vem de números e fatos. Como jogador, primeiro Falcão, segundo Falcão, e terceiro Manoel Tobias”, disse Falcão, em entrevista ao ge.

“O Manoel Tobias foi um monstro, e aprendi muito com ele. E ele está certo com sua autoconfiança. Porém, o aumento do espaço de jogo para 40x20 matou 50% do jogo dele, onde com 37 anos acabou parando precocemente. Eu joguei igual em ambas. Essa autoconfiança eu também tenho e, mais que isso, em números e fatos. Ele fez aproximadamente o mesmo número de jogos que eu, com 267 gols. Eu fiz 401, “apenas” 134 gols a mais. Acredito ser uma diferença considerável. Sou maior goleador em Copas do Mundo de todos os esportes Fifa, seja feminino ou masculino, com 48 gols”, completou.

Os craques jogaram juntos na seleção brasileira e no Atlético-MG, onde foram campeões da Liga Nacional de 1999.

Manoel Tobias e Falcão em evento comemorativo do Atlético-MG | Foto: Fernando Martins

Depois, fizeram história em Jaraguá do Sul em momentos distintos. Manoel Tobias foi o primeiro a jogar na cidade, em 2001 e 2002, no início da ‘era Malwee’, ajudando o clube a conquistar cinco títulos.

Pela seleção, jogou entre 1991 e 2002, foi bicampeão mundial como artilheiro e melhor jogador, e eleito três vezes o melhor jogador do planeta.

Já Falcão chegou em 2003 e ficou até o fim do projeto em 2010. Foram mais de 30 títulos, os principais da história do time jaraguaense, onde é idolatrado.

Vestiu a camisa da seleção por duas décadas, sendo o maior artilheiro da história com 401 gols marcados.

Além disso, foi bicampeão mundial, maior artilheiro em mundiais com 48 gols e eleito o melhor jogador de futsal do mundo por quatro vezes.