Com passagens por grandes clubes do Brasil, do Exterior e pela seleção brasileira, Bateria anunciou nesta segunda-feira (10) sua aposentadoria do futsal, aos 34 anos.
Natural de Iporã do Oeste, em Santa Catarina, o ala foi revelado profissionalmente pelo Joinville e depois brilhou na Espanha com as camisas do Inter Movistar e Barcelona.
Ele chegou a retornar ao Brasil para jogar no Marreco, mas voltou para a Europa, onde defendeu Cartagena (ESP), Kingersheim (FRA), Valdepeñas (ESP), Consilina (ITA) e RFS Futsal (LET).
Nesta temporada, o catarinense acertou com o Wanapix AD Sala 10 (ESP), mas novamente sofreu com problemas no joelho que o prejudicaram durante toda carreira e decidiu se aposentar.
Pela seleção, Bateria foi campeão do Grand Prix de 2013 e disputou a Copa do Mundo de 2016.
“Satisfação e orgulho, porque o que eu me propus a conquistar na minha carreira, eu consegui. Competi em alto nível, atuei em dois dos melhor clubes do mundo, representei meu país em uma Copa do Mundo, conheci países, aprendi novos idiomas. Mas, principalmente, consegui influenciar a vida das pessoas. É motivo de muita satisfação. As crianças que veem a oportunidade, de um garoto que nasceu em Iporã do Oeste e conseguiu chegar na seleção brasileira”, disse, em entrevista ao ge.
“Se aposentar com 34 anos pode ser cedo, mas não sei até onde iria se continuasse. Tô feliz com a decisão, com o que foi criado ao longo da jornada. São 17 anos de profissional, mais de 20 anos desde que saí de casa para começar a construir essa história. Sensação de dever cumprido, de devolver o carinho das pessoas por mim”, completou.