Ex-organizador das Olimpíadas de Tóquio é preso por suspeita de corrupção

Por: Lucas Pavin

17/08/2022 - 16:08 - Atualizada em: 17/08/2022 - 16:18

Promotores japoneses anunciaram nesta quarta-feira (17) a prisão de um ex-membro do comitê das Olimpíadas de Tóquio 2020, Haruyuki Takahashi, por suspeita de receber subornos.

O jornal Asahi Shimbun informou que ele é suspeito de receber propinas no valor de centenas de bilhões de ienes da varejista de roupas Aoki Holdings. O ex-presidente da empresa, Hironori Aoki, e dois outros executivos ligados à empresa também foram detidos em conexão com o caso.

A Reuters não conseguiu entrar em contato com Aoki para pedir comentários. A Aoki Holdings disse em comunicado que está cooperando totalmente com os promotores, mas não poderia comentar mais porque a investigação está em andamento.

A mídia informou anteriormente que os investigadores estavam analisando se os pagamentos de 45 milhões de ienes (R$ 1,7 milhão), feitos entre 2017 e 2021 a uma empresa administrada por Takahashi, violam uma lei que proíbe funcionários públicos de receber dinheiro em relação a seus cargos.

Como parte da investigação, os promotores realizaram uma série de buscas no final de julho, inclusive na casa de Takahashi e no escritório do gigante da publicidade Dentsu Group.

*Com informações de Agência Brasil