Estudo aponta Ayrton Senna como o piloto mais rápido da Fórmula 1 nas últimas décadas

Por: Lucas Pavin

18/08/2020 - 19:08 - Atualizada em: 18/08/2020 - 19:30

Segundo estudo encomendado pela Fórmula 1 à Amazon Web Services (AWS), Ayrton Senna é o piloto de Fórmula 1 mais rápido das últimas quatro décadas.

A pesquisa utilizou uma ferramenta única com tecnologia de machine learning (ML) para fornecer uma classificação objetiva, baseada em dados de todos os pilotos desde a temporada de 1983 até os dias atuais.

O brasileiro superou o heptacampeão mundial Michael Schumacher em 0s114, enquanto o inglês Lewis Hamilton ficou na terceira posição, com um tempo relativo 0s275 acima.

Schumacher aparece logo atrás de Senna | Foto: Divulgação

De acordo com a F1, ao comparar companheiros de equipe em classificação, a ferramenta baseada em machine learning foca a análise no desempenho do piloto, e, ao comparar os tempos de volta só entre companheiros de equipe.

Foi usado o algoritmo Fastest Driver para normalizar o desempenho do carro e da equipe, para construir uma imagem de como os pilotos de diferentes gerações podem ser comparados, analisando a velocidade bruta.

A lista tem diversos pilotos do atual grid da Fórmula 1 entre os dez primeiros, como o holandês Max Verstappen, quarto colocado no estudo, além de Charles Leclerc e Sebastian Vettel.

Os campeões mundiais Fernando Alonso e Nico Rosberg também estão no top 10, mas há surpresas como o finlandês Heikki Kovalainen e o italiano Jarno Trulli.

Rubens Barrichello é o 11º da lista | Foto: Getty Images

Ao todo, 142 pilotos fazem parte da lista. Entre os brasileiros, Rubens Barrichello (11º), Felipe Massa (21º), Nelson Piquet (40º), Nelsinho Piquet (53º), Enrique Bernoldi (86º), Felipe Nasr (90º) e Roberto Moreno (96º) figuram entre os 100 primeiros colocados.

*Fonte: GE

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul