Coordenadores e servidores da Sesporte (Secretaria de Esportes de Joinville) tiveram na tarde de sexta-feira (4) um momento especial de discussão sobre gestão de organizações desportivas em contato direto com representantes da Universidade de Lisboa. Os convidados são o professor Abel Correia, da Faculdade de Motricidade Humana, e o doutorando Luiz Naas, da mesma faculdade.
Abel Correia e Luiz Naas vieram de Lisboa como convidados da Sesporte para integrar o Curso de Formação Executiva em Gestão, Processos e Marketing Esportivo. “Um dos pilares do trabalho da Sesporte é a capacitação constante de nossos servidores”, afirmou o secretário Douglas Strelow.
“Essa prática é necessária para compartilharmos novas experiências por meio de um grupo de discussão que busca novos conceitos, troca de vivências de gestores, dirigentes esportivos, professores, atletas”, explicou Strelow.
Luiz Naas, paranaense de Londrina radicado em Lisboa onde faz o curso de doutorado na Faculdade de Motricidade Humana, falou da Governança nas Organizações do Esporte e as complexas relações entre seus integrantes, governos, corporações e sociedade.
“Nos últimos dez anos essa discussão sobre governança nas organizações esportivas se intensificou envolvendo modelo de gestão que, muitas vezes, gera desconfiança por envolver fatores como reação lenta a mudanças, desconfiança e cobrança de princípios éticos”, explicou Naas.
Ele enfatizou que um dos pontos de maior discussão são princípios que aproximem a sociedade das organizações desportivas. “Muitas precisam se reinventar e avançam pouco por um fator conhecido de todos que é o poder”.
Iniciado em março, o Curso de Formação Executiva em Gestão realiza palestras às sextas-feiras. Na próxima semana será a vez do professor português Abel Correia, que falará sobre Gestão pela Qualidade. Presente ao encontro desta semana, Abel disse que ficará em Joinville por 15 dias também para investigar conceitos sobre cidade esportiva e fazer avaliação.
“Nosso foco é avaliar a presença da atividade esportiva nas sociedades e sua importância nas relações sociais. O grande desafio é o desenvolvimento de políticas de gestão que envolvam a sociedade”, explicou.
Objetivos
O curso em forma de palestras aos coordenadores e servidores da Sesporte em por objetivo geral realizar um programa de capacitação com foco no desenvolvimento de conceitos sobre gestão, processos, governança e marketing aplicado ao esporte.
As metas específicas são contribuir com conhecimento e sua aplicação na Sesporte; apresentar metodologias e métricas importantes para a consolidação de um modelo de gestão; propor dinâmicas que permitam construir novas perspectivas sobre a visão do esporte e o papel do poder público no incentivo a este segmento.
*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville