Em partida decidida na prorrogação, a equipe da escola estadual Osvaldo Aranha derrotou o Colégio Bom Jesus por 29 a 27 e conquistou o primeiro lugar do basquete feminino dos Jogos Escolares de Joinville na categoria 14 a 16 anos. Os jogos semifinais e finais da modalidade foram disputados na manhã desta quarta-feira (4), no Centro de Treinamento Ivo Varella. A decisão foi marcada pelo equilíbrio, com nenhuma das equipes chegando a abrir mais de quatro pontos de vantagem. No final do tempo regulamentar houve empate por 25 a 25. No final, a equipe do Osvaldo Aranha venceu por dois pontos de diferença 29 a 27. O principal destaque do jogo final foi Paula Martins de Moura, 16 anos, da escola Osvaldo Aranha. A jovem atleta, que integra a equipe de base da Secretaria de Esportes (Sesporte), empatou o jogo no último segundo do tempo normal e foi decisiva no tempo extra. “O título é resultado do esforço de todas as meninas. Nossa união nos levou à conquista”, comentou Paula, que deseja seguir carreira como atleta “no Brasil ou no exterior”. A professora Rosani Braz, técnica da escola campeã, disse que foram poucos treinos e nenhum jogo antes da estreia. A professora incentivou os alunos para participarem de todas as modalidades dos Jogos Escolares. “É importante para despertar o gosto pelo esporte”, avaliou. A cerimônia de premiação teve a presença do secretário de esportes, Douglas Strelow. Ele lembrou que os Jogos Escolares representam uma oportunidade de aprendizado, de saber ganhar, saber perder e respeitar os colegas. “Que vocês usem o esporte como incentivo à sala de aula”, destacou o secretário. Na terceira colocação ficou a Escola Municipal Virginia Soares, e, na quarta, a Escola Municipal Nelson Miranda Coutinho. Os Jogos Escolares de Joinville, organizados pela Sesporte, terão ao longo desta semana a definição dos campeões do basquete masculino, futsal feminino, futsal masculino e futebol masculino.

Confira o calendário das finais

Basquete Masculino – Jogos semifinais e finais

Dia 05 de outubro de 2017 – quinta Premiação: 11 horas  (aproximadamente) Local: CT Ivo Varela Jogos Semifinais: Bom Jesus x Senai e Univille x Elias Moreira

Futsal Feminino – Disputa do 3º lugar e final

Dia 05 de outubro de 2017 –  quinta Premiação: 10h4 (aproximadamente) Local: Abel Schulz

Futsal Masculino – Disputa do 3º lugar e final

Dia 05 de outubro de 2017 – quinta Horário: 11h40 (aproximadamente) Local: Abel Schulz Jogos: EM Paul Harris x EM Virginia Soares (disputa do 3º lugar) e Colégio Elias Moreira x EM Karin Barkemeyer (final)

Futebol Masculino – Disputa do 3º lugar e final

Dia 06 de outubro de 2017 – sexta Horário: 11 horas (aproximadamente) Local: Arena Joinville Jogos: Elias Moreira x EM Dom Jaime (disputa do 3º lugar) e EM Baltasar Buschle x Colégio Machado de Assis.