Em momento especial, atletismo de Jaraguá do Sul terá quatro atletas no Sul-Americano

Jimmy Lopes (E), Bruna Rigo (C) e Eliel Abner (D) são três dos representantes jaraguaenses no campeonato | Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

21/03/2019 - 00:03 - Atualizada em: 21/03/2019 - 09:06

Foram anos de instabilidade, com treinos em locais inapropriados. Até que em 2016, surgiu o sopro de esperança com a inauguração do Centro Esportivo Municipal ‘Murillo Barreto de Azevedo’.

Passados três anos, o atletismo de Jaraguá do Sul apresenta uma evolução significativa e terá quatro representantes embarcando, nesta quinta-feira (21), para um grande desafio que faz reviver os momentos de glória da modalidade.

Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

Acompanhados pelo técnico Abel Curtinove, os atletas Jimmy Lopes, Eliel Abner, Alexandre Oliveira e Bruna Rigo vão à Montevidéu, capital do Uruguai, onde participam do tradicional Grand Prix Sul-Americano, marcando o retorno do esporte jaraguaense a uma competição internacional após 11 anos – o último foi Willian Barbosa no Mundial de 2008.

 

 

Abrindo o Circuito Sul-Americano da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), o campeonato acontece neste fim de semana, com o quarteto de Jaraguá competindo em três provas e encarando a primeira experiência fora do país.

Bruna Rigo compete no salto com vara | Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

Com nove anos de bagagem no atletismo, Bruna Rigo é a mais ‘experiente’ do grupo. Aos 21 anos de idade, ela passou pelas diversas fases da modalidade e chega ao Sul-Americano em busca de uma medalha no salto com vara para carimbar de vez a volta de Jaraguá do Sul ao caminho das grandes conquistas.

“É um bom momento para o atletismo e reviver isso é melhor ainda. O investimento no esporte vem surtindo efeito e espero coroar isso com um pódio no Sul-Americano”, destaca Bruna.

O restante aderiu o atletismo há pouco mais de um ano e tentam controlar a ansiedade para trazer bons resultados do evento.

Jimmy Lopes disputa o salto em altura | Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

É o caso de Eliel, que disputará salto em altura e 400m com barreiras, Jimmy do salto em altura, e Alexandre do salto com vara, que também não escondem a satisfação em representar a cidade fora do Brasil.

“É uma alegria muito grande levar o nome de Jaraguá em um campeonato desse tamanho depois de tanto tempo. Quero chegar entre os três primeiros para tornar esse momento ainda mais especial”, ressalta Jimmy.

Eliel Abner fará duas provas: 400m com barreiras e salto em altura | Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

“A ansiedade está muito grande e esse vai ser um ponto que vou ter que trabalhar bastante antes da prova. É gratificante saber que vou representar a minha cidade e meu país. Isso me dá ainda mais força” comenta Eliel.

Os jaraguaenses se reunirão com a delegação brasileira, em Porto Alegre-RS, antes do embarque para o Uruguai. Além de Santa Catarina, o Brasil terá competidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul. Ao todo, o Sul-Americano reunirá 390 atletas de 10 países.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?