Aos 17 anos, João Roberto Andrade Pontes Carneiro da Cunha, ou simplesmente João Roberto, já começa a construir sua história com a camisa do Jaraguá Futsal. Natural de Recife (PE), o pivô chegou ao clube em 2023, aos 14 anos, e desde então vem brilhando pelas categorias de base até ganhar espaço na equipe adulta.
O contato com o futsal começou ainda aos 10 anos, quando o jovem foi aprovado em uma clínica seletiva do Colégio Evangélico Jaraguá (CEJ). Até então, o sonho estava mais ligado ao futebol de campo, mas as experiências proporcionadas nas quadras fizeram com que ele se apaixonasse pelo esporte da bola pesada.
“Foi algo que eu fui me apaixonando depois que passei numa clínica seletiva do Colégio Evangélico. Com as viagens que eu estava tendo, com os lugares que eu estava conhecendo, foi que percebi que gostaria de viver desse esporte”, conta.
Depois do início da formação no CEJ, João Roberto chegou ao Jaraguá Futsal em 2023 para integrar o time Sub-15. De lá para cá, vem passando por todo o processo de formação dentro do clube e conciliando a rotina de atleta com os estudos e a vida em família.
Fora das quadras, o pivô gosta de aproveitar o tempo com os dois irmãos, assistir a filmes e manter o hábito da leitura. Segundo João, o pai costuma cobrar a leitura e indicar livros para que ele mantenha a atividade presente na rotina.
Dentro da quadra, o atleta busca referências em diferentes estilos de jogo. Entre os nomes que admira estão Pito, Ferrão, Eka, Rocha e Charuto. João também acompanha jogadores de outras posições, como Diego e Leandro Lino, que considera referências para o seu jogo. Além deles, destaca Falcão como um dos grandes nomes que admira no futsal.
Um gol para guardar na memória
Entre tantos momentos vividos desde a chegada ao Aurinegro, um deles ocupa um espaço especial na memória de João. Em 2026, o jovem marcou seu primeiro gol pela equipe adulta, justamente na Arena Jaraguá, diante do Umuarama, pela terceira rodada da Liga Nacional.
- Jaraguá Futsal tem a maior média de público da LNF 2026, veja os números
- Liga Nacional de Futsal: confira as datas e horários das oitavas de final
O gol aconteceu na reta final da partida, quando a Locomotiva Amarela já dominava o confronto e construía uma goleada por 9 a 2. Até o momento, o pivô já soma 13 jogos com o elenco na temporada.
“Foi um momento muito especial na minha vida e que eu vou lembrar para sempre, ainda mais o primeiro gol, como foi e com quem estava assistindo. Acredito que seja o marco da minha trajetória até então.”
Além dos aprendizados em quadra, João destaca que as pessoas que encontrou ao longo da caminhada foram fundamentais para sua formação.
“O esporte me ensinou responsabilidade, disciplina e a ser leal. Mas as pessoas que encontrei nesse caminho me fizeram ser muito melhor do que eu era antes”, ressalta.
Agora, aos 17 anos, João vive os primeiros passos no profissional sem deixar de aproveitar o processo. O futuro ainda está em construção, mas existe uma certeza: ele quer continuar vestindo a camisa aurinegra.
“Eu pretendo ainda estar aqui no Jaraguá Futsal daqui a uns anos. Não tenho muito objetivo, pretendo desfrutar do momento agora que estou vivendo.”
- Jaraguá Futsal lança aplicativo para compra de ingressos
- Jaraguá Futsal anuncia contratação de pivô ex-Peñarol, do Uruguai
- Bruninho passa por cirurgia e desfalca o Jaraguá Futsal