Duas vezes medalhista olímpico, Joaquim Cruz confirma presença na Maratona de Criciúma

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

29/08/2023 - 15:08 - Atualizada em: 29/08/2023 - 15:56

A maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina vai receber um dos nomes mais importantes da história do atletismo brasileiro. Duas vezes medalhista olímpico, Joaquim Cruz é presença confirmada na 1ª Maratona e 6ª Meia Maratona Criciúma 2023, no dia 24 de setembro. O evento esportivo apresentado pela Universidade do Extremo Sul Catarina (Unesc) está com inscrições abertas e vai contar com corridas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km com largada e chegada no Parque Altair Guidi, em Criciúma (SC).

 

As inscrições podem ser feitas a partir do site da Ticket Sports, com disponibilidade em outras tiqueterias esportivas.

 

Joaquim Cruz estará em Criciúma durante toda a programação do evento esportivo. Ele é o padrinho da 1ª Maratona e 6ª Meia Maratona Criciúma. O ex-atleta olímpico conquistou a medalha de ouro em Los Angeles, em 1984, e nas Olimpíadas seguintes, Seul-1988, com a medalha de prata nos 800 metros rasos. Atualmente, Joaquim Cruz é treinador da equipe olímpica e paralímpica dos Estados Unidos. Ele virá ao Brasil especialmente para incentivar e interagir com os participantes do evento.

 

“Com muito orgulho, estou indo como convidado especial e padrinho do evento. Espero encontrar muitos atletas nas corridas de 21 km, 10 km e 5 km, além da maratona e também da competição para crianças. Sem dúvidas é um evento importante para o esporte e para a comunidade de Criciúma. Conto com a presença e participação de todos. Estarei em Criciúma prestigiando todos durante o evento”, afirma Joaquim Cruz.

 

A presença do medalhista olímpico é uma das novidades da edição deste ano do evento. Outra é a inclusão da maratona que amplia a consagrada da 21k de Criciúma, realizada pela 3LR Eventos Esportivos. Na manhã de 24 de setembro, são esperados mais de 1,5 mil atletas. O Parque Altair Guidi, um dos espaços de Criciúma que mais respira esporte, sedia a arena da 1ª Maratona e 6ª Meia Maratona Criciúma 2023.

 

Para impulsionar a primeira edição do evento com a inclusão da maratona, haverá premiação em dinheiro em todas as distâncias. Serão distribuídos mais de R$ 17 mil aos cinco primeiros colocados, no masculino e feminino, da classificação geral. A prova de 42,2 km paga o maior prêmio aos campeões, com R$ 1 mil aos vencedores.

 

Tanto na maratona quanto na meia maratona, o percurso inclui passagem pelo interior da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. A Unesc é uma das patrocinadoras da 1ª Maratona e 6ª Meia Maratona Criciúma 2023. Nas corridas de 10 km e 5 km, os atletas vão percorrer os arredores do Parque Altair Guidi e as avenidas Centenário e Santos Dumont. Para todas as distâncias, e também para a Corrida Kids, as inscrições podem ser feitas a partir do site da Ticket Sports, com disponibilidade em outras tiqueterias esportivas.

A 1ª Maratona e 6ª Meia Maratona Criciúma Altair Guidi 2023 tem o patrocínio principal da Unesc, patrocínio de ND TV Record, Fisiomed, Banlek, Dale Churras, Lohn Bier, Ávila, Lan Ambulâncias, Supermercados Lisandra e parceria com Café 3 Corações, Naspolini Gelos, Novaprint, Marka Multiesportes, Daniel Lanches, Delupo Apart Hotel, Mais Chopp e Restaurante Xororó, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Criciúma, Associação Desportiva Criciúma e Fundação Municipal de Esportes de Criciúma.