Depois de São Paulo, outras duas cidades brasileiras oficializaram a intenção de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Niterói e Rio de Janeiro formalizaram a candidatura conjunta e entregaram uma carta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).
São Paulo já tinha demonstrado interesse durante as Olimpíadas de Paris e agora o COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para anunciar uma candidatura brasileira e decidir entre a capital paulista e fluminense.
Em pronunciamento durante evento nesta terça-feira (3), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou que as cidades cariocas já possuem estrutura suficiente para receber o Pan.
“Largamos na frente, por causa da infraestrutura já existente no Rio de Janeiro e em Niterói. Há um benefício de não precisarmos construir novas estruturas, além de já termos experiência em grandes eventos. Hoje formalizamos a pré-candidatura, mas vamos construir um dossiê que atenda às demandas dos Jogos Pan-Americanos. Ao mesmo tempo, olharemos para o legado do evento. Conversei com o Rodrigo (Neves – prefeito de Niterói), e a Vila vai ser na Zona Portuária, para valorizar a região central do Rio e estar próxima de Niterói. O COB terá uma proposta que cumpra os requisitos esportivos e deixe um legado”, disse.
A sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será definida na Assembleia Geral da Panam Sports, em Assunção, no Paraguai, ainda em 2025. Apenas os municípios brasileiros manifestaram desejo de sediar o evento até o momento.