Os atletas Maristela Almeida e Johnes Krempke, treinados pelo Galle Studio Personal, representam Jaraguá do Sul neste sábado (24) no 14º Desafrio Urubici. Considerada a prova mais fria do Brasil, justamente por ocorrer em um dos municípios que tem registro de temperaturas mais baixas, a prova deve reunir em torno de 400 corredores, contemplando percursos de 52, 25, 10 e 2 km, com largada da frente da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Homens, às 7h30 para o percurso mais longo. Nesta edição, a organização informa que a prova retorna às suas origens, passando pelo Morro da Igreja e Cascata Véu de Noiva, dois dos principais pontos turísticos do município.
Um dos maiores desafios dos corredores de 52 km são os 1.822 metros de altimetria, incluindo o desafiador percurso de subida e descida do Morro da Igreja. "Vamos para lá com o mesmo objetivo de terminar bem essa corrida e também nos divertirmos", destaca Mari. Segundo ela, a maior dificuldade será mesmo os 9 km de subida em asfalto e os mesmos 9 km de descida do Morro da Igreja. Os dois jaraguaenses prepararam-se com treinos longos e funcionais, percorrendo em média 90 km por semana. Mari pretende concluir o trajeto em seis horas. Johnes, em cinco horas.
Mari e Johnes na edição do Desafrio de 2016, na subida da Graciosa
Mari e Johnes na edição do Desafrio de 2016, na subida da Graciosa
Termômetros lá embaixo, ânimos lá no alto
Desde o início da tarde, observa-se movimentação em torno da igreja, onde competidores começam a chegar de diversas partes do Estado e do país. Se a perspectiva é de a prova transcorra com temperaturas próximas de zero, o clima entre os competidores costuma ser animado e marcado por encontros e reencontros de gente que está sempre em busca de aventuras. A previsão para esse sábado aponta para temperatura mínima de 8ºC, sem chuva, mas a sensação térmica deve ser mais baixa ainda, especialmente no ponto mais alto da prova, que tem como característica a presença constante do vento. A temperatura no Morro da Igreja costuma ser em média de 7ºC a 8ºC mais baixa do que no centro da cidade. Em 2016, Gilson Lima, de Curitiba, e Debora Simas, atleta de Florianópolis, foram os campeões nos 45 km (distância diferente da desse ano); Rafaell Pereira Donde e Juliana Sa de Souza venceram os 22 km e Caio Pacheco e Vingla Steinck foram os vencedores nos 10 km. Outra importante ação da prova será a Campanha do Agasalho, com atletas e membros da Comissão Organizadora trazendo roupas para doação. O 14º Desafrio tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e conta com o apoio da Banana Brasil. Conheça os percursos: Categoria 52 km – Os dois primeiros quilômetros serão em ruas de asfalto e paralelepípedo. Depois o trajeto será em estrada de chão batido, com poucas subidas até o quilômetro 11. Segue então por uma trilha de 2 km com inclinação bem forte. Depois por mais 5 km em estrada de chão batida. Na altura do quilômetro 18 a prova acontece em asfalto, com algumas subidas fortes até o Morro da Igreja (km 27), local mais frio do Brasil, possui o recorde da temperatura mais baixa já registrada no país (-17ºC). Então inicia o retorno pelo mesmo asfalto. Na altura do quilômetro 37 a prova volta para estrada de chão com uma descida bem forte de 1,5km na altura do quilômetro 43. Deste ponto o percurso será o mesmo de ida, com descidas suaves. Os últimos 2 km serão em calçamento e asfalto. Categoria 25 km – O percurso será predominantemente em descida, sendo a largada com altimetria de 1.822m e a chegada 900m. Os primeiros 9 km serão no asfalto, com algumas descidas bem fortes. Então a prova acontece em estrada de chão com uma descida bastante íngreme de 1,5 km na altura do quilômetro 18. Deste ponto em diante o percurso continua em estrada de chão batido, com descidas suaves. Os últimos 2 km serão em calçamento e asfalto. Categoria 10 km: O percurso é na maior parte em estradas de chão batido, com subidas leves, com os 2 km iniciais e finais em calçamento e asfalto. Categoria 2 km: Às 15h será vez das crianças, com a prova de 2 km Kids. Serviço O quê: 14º Desafrio Urubici Quando: 24 de junho de 2017 Onde: Urubici (SC) Inscrições:  http://www.ecofloripa.com.br/desafrio Categorias: 52k, 25k e 10k (masc e fem) Quanto: R$ 140 (10 km) e 350 (52 km) – 25 km esgotado Entrega de kits: dia 23 de junho, das 13h às 22h, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Homens