O tênis brasileiro terá quatro representantes na chave principal do Aberto da Austrália, após a classificação de João Fonseca e Thiago Monteiro, que venceram o último jogo qualificatório na madrugada desta quinta-feira (9). Os dois se juntam a Beatriz Haddad e Thiago Wild, já assegurados pelo ranking mundial.
O Grand Slam será o primeiro na carreira do carioca João Fonseca, de 18 anos, que saltou no último domingo (4) da 145ª para a 113ª posição no ranking mundial, após duas conquistas recentes: o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra.
Na estreia, no domingo (12), o carioca – invicto há 13 partidas – terá como adversário o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo. Nesta madrugada, Fonseca furou o quali ao vencer o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/1).
Também classificado à chave principal, o cearense Thiago Monteiro, número 106 do mundo, também estreará domingo em Melbourne, contra o japonês Kei Nishikori, ex-top 5 que ocupa atualmente a 74ª posição no ranking. Monteiro assegurou vaga ao eliminar hoje o belga Kimmer Coppejans, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3).
Classificados pelo ranking, a paulista Bia Haddad e o paranaense Thiago Wild jogam a primeira rodada no mesmo domingo. Número 16 do mundo, Bia terá pela frente a argentina Julia Riera (147ª no ranking), enquanto Wild (76º) vai encarar o húngaro Fabin Marozsan (57º).