Se engana quem pensa que o crescimento do Jaraguá Futsal nos últimos anos está apenas no time principal. Com um grande trabalho nos bastidores, o clube colhe frutos por aplicar uma metodologia de trabalho integrada que vai das categorias de base até o adulto, alcançando um resultado pouco comum no esporte de alto rendimento ao liderar seis categorias do Campeonato Catarinense de 2025.
Na ponta do Sub-15, Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-20 e Adulto, o Aurinegro já disputou 35 jogos na atual temporada do torneio, somando incríveis 33 vitórias, um empate e apenas uma derrota.
Números de cada categoria:
- Sub-15: 9 jogos / 7 vitórias / 1 empate / 1 derrota / 45 gols feitos / 22 gols sofridos
- Sub-16: 7 jogos / 7 vitórias / 0 empates / 0 derrotas / 52 gols feitos / 6 gols sofridos
- Sub-17: 6 jogos / 6 vitórias / 0 empates / 0 derrotas / 37 gols feitos / 5 gols sofridos
- Sub-18: 5 jogos / 5 vitórias / 0 empates / 0 derrotas / 38 gols feitos / 5 gols sofridos
- Sub-20: 2 jogos / 2 vitórias / 0 empates / 0 derrotas / 13 gols feitos / 2 gols sofridos
- Adulto: 6 jogos / 6 vitórias / 0 empates / 0 derrotas / 27 gols feitos / 11 gols sofridos
O destaque não é fruto do acaso, mas de um planejamento estratégico iniciado em 2021, com a aproximação dos trabalhos do Sub-17 e Sub-20 junto ao Adulto na época. Com o passar do tempo, novas equipes foram aderidas ao projeto, criando uma sinergia por conta de uma metodologia própria implementada desde o Sub-15.
Essa proposta se baseia em um corpo de profissionais capacitados e adaptáveis a qualquer tipo de situação que ajudaram na criação dos métodos de trabalho, além das características dos jogadores, visando não apenas a parte técnica, mas também o perfil comportamental de um atleta com ambição pelo seu crescimento pessoal e coletivo.
Somado ao grande aporte da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, os resultados já começaram a aparecer mesmo em pouco tempo.
Além do pentacampeonato da Liga Nacional em 2024 com a equipe principal, alguns títulos estaduais em sequência, a Taça Brasil Sub-17 e Copa Mundo Sub-19 – primeiras conquistas nacionais e internacionais da base na história do clube jaraguaense – marcam a recente trajetória.
Se não bastasse, mais atletas da base passaram a compor o elenco adulto. Se em 2023 – ano em que o projeto começou a decolar – apenas Thierry fazia parte do time principal, hoje são quatro nomes à disposição do técnico Xande: Valenga, Gui Uesler, William e Galiotto. O segundo, aliás, tem sido convocado frequentemente à seleção brasileira Sub-20.
“É um processo muito prazeroso. Os nossos profissionais vivem isso aqui e todos abraçaram esse projeto de uma mesma linha de trabalho. Não imaginávamos conquistar tantos resultados em tão pouco tempo e isso é fruto de muito trabalho de todos os profissionais. O grande desafio é agora, de como vamos seguir conquistando e formando para se manter no topo”, destaca Fernando Oliveira, coordenador técnico do Jaraguá Futsal.
Mais do que reconquistar as competições e aumentar a galeria de títulos, ele ressalta que o grande objetivo é contribuir na formação do caráter dos jovens.
“Temos um trabalho árduo pela frente, mas com bastante convicção. O principal aqui é formar e não conquistar. Acreditamos muito que as vitórias e os títulos são consequência do trabalho, mas o mais importante é contribuir para formação de todos os atletas”, finaliza.