Gabriela Feller, enxadrista blumenauense de 13 anos, já foi campeã nacional de xadrez duas vezes. Agora, ela quer ir para o Campeonato Sul-Americano e para o Mundial de Xadrez. Mas precisa de dinheiro para a viagem, não só dessas, mas para próximas competições que devem levá-la cada vez mais longe. Para arrecadar fundos, o deputado estadual Gelson Merisio (PSD) organizou um jogo beneficente que será realizado neste sábado (12).
Nove entusiastas, entre eles o próprio Merisio, vão pagar R$ 1 mil pela oportunidade de desafiar a pequena campeã. A disputa simultânea para dez jogadores vai ser em Blumenau, no Norte Shopping, às 16h de sábado.
Merisio, que nasceu em Xaxim e estudou em Xanxerê, competia xadrez nos Jogos Abertos de Santa Catarina, o Jasc, no início da década de 80, e chegou a ganhar algumas medalhas. Hoje ele é deputado estadual e teve a ideia da competição ao conhecer a história da promissora Gabriela, que joga há sete anos e tem potencial para levar o nome de Santa Catarina para o mundo.
Os outros desafiantes:
Lédio Rosa, desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Luis Carlos Cancellier, professor e reitor da UFSC
Vânio Ribeiro, empresário e corretor imobiliário
Haroldo João Costa, presidente do Clube Lira de Florianópolis
Joelson dos Santos, jornalista de Blumenau, apresentador do Jornal do Almoço
Ronaldo César Schork Jr, Coordenador de Desenvolvimento na HBSIS
Jefferson Schimidt, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar
Marcel Henrique Kodama, ex-jogador de vôlei e coordenador do curso da Uniasselvi
*Com informações da assessoria de imprensa