Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Da reconstrução ao topo: os bastidores do hexacampeonato do Jaraguá Futsal na LNF

Foto: Divulgação/OCP News

Por: Lucas Pavin

17/12/2025 - 12:12 - Atualizada em: 17/12/2025 - 15:57

O Jaraguá Futsal não conquistou apenas mais um troféu no último sábado (13). Ao vencer o Corinthians por 3 a 0, na Arena, o clube escreveu mais um capítulo dourado da sua história ao se tornar hexacampeão da Liga Nacional de Futsal — feito único no Brasil. Para celebrar esse momento marcante, a Rede OCP de Comunicação promoveu um podcast especial, reunindo dirigentes e membros do elenco que construíram essa trajetória vencedora.

Conduzida pelo presidente do OCP, Walter Janssen, a conversa trouxe alguns bastidores do hexacampeonato e no projeto que sustenta o sucesso do clube. Participaram do bate-papo o presidente do Jaraguá Futsal, Wandair Garcia; o presidente do Conselho Consultivo e tesoureiro, Patrick Mercer; o diretor de futsal, Marcio Hafemann; o superintendente Junai Roza; o capitão Leco; e o técnico Xande.

“Não poderíamos deixar esse feito passar em branco. Um hexacampeão e único no Brasil é algo a ser exaltado. Por isso, fizemos esse bate-papo com todos que participaram dessa grande vitória”, destacou Janssen.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Foto: Divulgação/OCP News

Gestão, visão e reconstrução

Ao longo da entrevista, ficou claro que a sexta estrela é resultado de muito mais do que é feito em quadra. Wandair Garcia detalhou os pilares que norteiam a atual gestão, inspirados em sua trajetória de duas décadas na WEG.

“Trouxe para o Jaraguá Futsal três pilares fundamentais: estratégia, governança e gestão. Pegamos um clube endividado, mas com pessoas comprometidas, transformamos patrocinadores em parceiros estratégicos e montamos uma estrutura forte fora da quadra para que os atletas pudessem entregar excelência dentro dela”, afirmou o presidente.

Marcio Hafemann, que viveu o clube como torcedor em títulos históricos e hoje atua na gestão, relembrou o período mais delicado da reconstrução.

“Assumimos um clube com mais de dois milhões em dívidas. Com trabalho sério, conseguimos recolocar o Jaraguá Futsal onde ele merece estar. Hoje, o clube é modelo de reestruturação no Brasil e no mundo. Tive o privilégio de convidar o Wandair junto com o Flávio Sartori, que deram um choque de gestão ao clube, e com certeza hoje é um modelo de reestruturação para o Brasil e para o mundo”, disse.

Resgate do torcedor e da credibilidade

O superintendente Junai Roza destacou o trabalho para reconectar o torcedor ao clube. Mesmo buscando referências na Europa, percebeu que Jaraguá do Sul e o Jaraguá Futsal servem como exemplos.

“Fui para Europa acompanhar o que alguns clubes estavam fazendo e essa energia não se sente lá. Nós temos os nossos desafios estruturais. Na Europa, todos os ambientes são climatizados e é um outro conforto para o público, mas a essência, o que fazer para, principalmente, trazer esse pertencimento para o torcedor, fazer o melhor atendimento, que o pessoal tenha uma melhor experiência, a gente já fazia aqui”, disse.

“No final de 2021, eu estava na final da Copa do Brasil na Arena e tinha só 1.200 pessoas. Final do Estadual no mesmo ano, contra o Joinville, chegava a 2.000 pessoas. Essa Arena desse tamanho tem que estar lotada, ter essa energia que a gente sentiu na final do último jogo contra o Corinthians. E a gente conseguiu, aos poucos, trazer o público, resgatar toda essa essência do Jaraguá Futsal e o resultado vem acontecendo”, completou.

Os números confirmam essa retomada: média superior a 3.500 torcedores nos últimos três anos, mais de 60 empresas envolvidas no projeto, quase 1.500 sócios já confirmados para 2026 e taxa de renovação acima de 95%.

Comparação de conquistas

Para o técnico Xande, o hexacampeonato de 2025 carrega um significado completamente diferente do título de 2010, o último da Era Malwee e comemorado em casa até o último fim de semana.

“Naquela época, era o fim de um projeto. Agora, é reconstrução. Recuperar credibilidade é muito difícil, e isso foi feito de forma espetacular. O Wandair teve muita sabedoria em colocar toda a questão, porque poucas pessoas lembram disso, de como foi a dificuldade. Com essa parceria estratégica, com pessoas de visão de futuro, o que hoje é muito difícil no nosso esporte, se tornou totalmente diferente do projeto”, afirmou.

O capitão Leco foi na mesma linha, comparando o atual elenco ao início da hegemonia do clube nos anos 2000.

“2004 foi um ponto de virada do clube. Nosso time tinha apenas o Falcão e o Franklin que eram jogadores renomados e fomos campeões da Libertadores pela primeira vez naquele ano, confirmando a excelência daquele elenco. Agora a gente traz para esse momento, muitos jogadores de nível de seleção brasileira que, além de tudo, são grandes profissionais. Só que precisavam do título para confirmar o que realmente são. É o título que valida tudo que realmente as pessoas pensam de você e a gente conseguiu em 2024. Aí vem 2025 e a gente ganha novamente. Esse elenco provou sua grandeza”, destacou.

Foto: Divulgação/OCP News

O espírito para final

Leco também revelou os bastidores emocionais da final, incluindo algumas falas fortes no vestiário para motivar o elenco.

“Me deu vontade de falar naquele momento algumas coisas, porque estávamos um pouco magoados com os questionamentos de 2024, quando muitas pessoas falaram que o título caiu no nosso colo. Tinha visto um vídeo do Falcão, que ele falou que título dentro da Arena não tem como escapar. Então tínhamos que dar um jeito, na força, no talento, no que desse para fazer para esse título não escapar”, declarou.

Patrick Mercer reforçou que o grande diferencial do projeto está na união e na ausência de vaidades.

“A instituição está acima dos nomes. Aqui não tem ego, não tem importância maior de um ou de outro. A gente consegue fortalecer a instituição, o nome do Jaraguá Futsal para trazer o que a cidade esperava. O Jaraguá Futsal é um patrimônio da cidade e de Santa Catarina, com alguns valores que são inegociáveis. Os atletas, a com issão técnica têm que estar tranquilos para trabalhar. Nós temos que segurar esses pilares para poder dar sustentabilidade para que eles desempenhem bem.

Muito além das quadras

Além das conquistas esportivas, o podcast também ressaltou o impacto social do clube, com categorias de base e projetos que formam atletas e cidadãos, promovendo valores como disciplina, ética, trabalho em equipe e desenvolvimento humano.

Orgulhoso, Wandair resumiu o momento vivido pelo clube: “Ano a ano, fomos provando a grandeza do Jaraguá Futsal para o Brasil e para o mundo. Estamos muito orgulhosos e agora a régua só aumenta”, afirmou.

“Essa cidade não é normal, os níveis de desenvolvimento são referência dentro do nosso país e estamos levando o nome dessa cidade para o Brasil, mundo afora. Então temos que fazer jus a estar representando essa cidade e não vai ser de qualquer jeito. Felizmente, estamos conseguindo em várias camadas, no administrativo, nos bastidores e dentro da quadra conseguir validar isso”, finalizou Leco.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.