Integrando a delegação de Santa Catarina, o Município de Criciúma tem representantes nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), maior evento do segmento no país, que está ocorrendo em Brasília, entre 18 e 25 de setembro.

Em uma parceria entre Fundação Municipal de Esportes e as Faculdades Esucri, a cidade estará representada nas modalidades de futsal masculino e tênis de mesa feminino.

Neste ano, a competição vai contar com cerca de sete mil participantes de todos os estados do Brasil, incluindo dirigentes, técnicos, profissionais de saúde, além de cinco mil atletas. Ao todo, 28 modalidades integram o cronograma esportivo do evento, entre acadêmicas, olímpicas, paralímpicas e eletrônicas.

Para o diretor técnico da FME, o esporte é uma grande ferramenta de desenvolvimento humano e as parcerias com instituições de ensino são muito importantes.

“As parcerias com as faculdades e universidades fazem com que as modalidades possam contar com jovens que deixam o ensino médio e ao invés de começarem a trabalhar para pagar a faculdade, podem, por meio do esporte, estudar e se manter na vida esportiva, ampliando as carreiras”, pontua o diretor, Gustavo de Oliveira.

A parceria é reforçada pela Esucri.

“A parceria da Esucri com a FME é um ganho para a sociedade criciumense, pois o esporte é uma das ferramentas mais poderosas para estimular o desenvolvimento de habilidades físicas e emocionais além do poder de transformação social”, lembra o coordenador do curso de Educação Física das Faculdades Esucri, Christiano Ceccato.

“Todos os atletas da FME/Esucri são alunos da Esucri e, conciliar estudo com treinos, competições, não é tarefa fácil. Ao se consagrarem campeões entre todas as IES do Estado de SC, terão agora a oportunidade de competirem contra as Instituições de ensino superior de outros estados brasileiros em busca de medalhas”, completa o coordenador da Esucri.

Bolsa atleta

Nas modalidades olímpicas e paralímpicas, os resultados do JUBs são elegíveis para pleitear o Bolsa Atleta, programa executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O Bolsa Atleta é voltado para dar suporte a atletas de alto rendimento que se destacam nas principais competições do calendário nacional. O edital de 2022 contempla 6.773 esportistas a partir de um investimento anual de R$ 129,5 milhões.

“Essa é uma grande oportunidade para nossos atletas, para mostrarem seu talento, para buscarem incentivos e crescerem no esporte. Ficamos felizes pela oportunidade que eles mesmo conquistaram vencendo outras etapas e estamos na torcida pelos nossos representantes lá em Brasília”, afirma o presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal.