Criciúma recebe na próxima semana evento internacional de xadrez

Foto: Arquivo / Criciúma Chess Open

Por: OCP News Criciúma

03/01/2024 - 15:01 - Atualizada em: 03/01/2024 - 15:55

De 12 a 18 de janeiro, Criciúma sediará a 2ª edição do Criciúma Chess Open, marcando o início do circuito de torneios internacionais de xadrez no Brasil para a temporada de 2024.

A cerimônia de abertura será dia 12 de janeiro, às 18h30, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Durante uma semana os competidores disputarão dezenas de partidas, e a cerimônia de encerramento esta marcada para as 14h do dia 18 de janeiro.

O torneio reunirá atletas de nove países, entre eles Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Além de representantes de diversos estados brasileiros, como Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Profissionais e amadores se desafiarão nos tabuleiros de xadrez nas duas categorias.

O evento conta com a organização da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Criciúma, Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) e da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), além da chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

“Este é o segundo ano consecutivo que realizaremos o evento. Iniciamos 2024 com tudo, abrindo a agenda de competições que promete muito para o esporte criciumense. Fica o convite para que o público acompanhe este evento internacional que reúne atletas de renome internacional da modalidade”, ressalta o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoki Neto.

Sobre o Criciúma Chess Open

O Criciúma Chess Open será dividido em duas categorias: A1700, destinada a jogadores profissionais com classificação acima de 1700 pontos, e a categoria Sub 1800, dedicada a jogadores amadores com menos de 1800 pontos de rating FIDE. Esta competição proporcionará aos atletas a oportunidade de competir em um ambiente de alta qualidade, e será um meio para movimentação de Rating junto à Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), possibilitando a obtenção de Normas de Xadrez como WGM, MI e WMI. Serão nove rodadas, com ritmo de 1 hora e 30 minutos + 30 segundos de acréscimo por lance para cada jogador.

Turismo e competições

Os participantes do campeonato terão a chance de explorar a rica cultura, história e os pontos turísticos de Criciúma. Durante a semana serão organizadas visitas guiadas ao Parque Astronômico Albert Einstein, ao Mirante e à Mina Modelo. Proporcionando aos atletas visitantes uma experiência única, combinando a paixão pelo xadrez com a descoberta das belezas locais.

“Este promete ser um evento memorável, reunindo enxadristas de diferentes partes do mundo. Além de ajudar a promover os potenciais turísticos e culturais de Criciúma e região, o evento possibilitará que os atletas de xadrez atendidos pela FME de Criciúma vivenciem uma competição internacional de altíssimo nível e tenham a oportunidade única de interagir com alguns dos melhores atletas da América Latina”, finaliza o coordenador de Xadrez da FME, Claudionor Alcides Lima Pirola.