Com 134 enxadristas de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai, Venezuela, entre outros, a 2ª edição do Criciúma Chess Open 2024, realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), segue até esta quinta-feira (18). O evento é organizado pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) e da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), além da chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
O torneio iniciou na última sexta-feira (12). Durante a competição, os atletas têm a oportunidade de conhecer os pontos turísticos de Criciúma. Na segunda-feira (15), os enxadristas visitaram o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e o Mirante Realdo Santos Guglielmi, no Morro Cechinel. Já nesta quarta-feira (17), os atletas serão recepcionados na Mina de Visitação Octávio Fontana.
“É um privilégio para nós receber atletas de outros países e estados brasileiros. Que eles possam aproveitar os atrativos turísticos da nossa cidade e levar boas lembranças de Criciúma”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “Estamos acompanhando a competição e vendo o altíssimo nível dos competidores. Convidamos a todos para acompanharem as rodadas, que são abertas ao público na Acic, de forma gratuita”, conta o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoki Neto.
O evento conta com a organização da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Criciúma, Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) e Federação Catarinense de Xadrez (FCX), além da chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
Sobre o 2º Criciúma Chess Open
O 2º Criciúma Chess Open será dividido em duas categorias: A1700, destinada a jogadores profissionais com classificação acima de 1,7 mil pontos, e Sub-1800, dedicada a jogadores amadores com menos de 1,8 mil pontos de rating FIDE. A competição proporcionará aos atletas a oportunidade de competirem em um ambiente de alta qualidade e será um meio para movimentação de rating junto à FIDE e CBX, possibilitando a obtenção de Normas de Xadrez como WGM, MI e WMI. Haverá nove rodadas, com ritmo de 1h30 + 30 segundos de acréscimo por lance para cada jogador.
“Estamos felizes com o retorno positivo de todos os participantes sobre a qualidade do evento, além da receptividade que eles estão tendo no município. A competição entra, agora, em sua reta final, e pelo equilíbrio visto até aqui, só teremos a definição dos campeões da divisão A1700 e S1800 na última rodada”, destaca o coordenador técnico da modalidade de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Pirola.
Resultados do Blitz
No último domingo (14), concluiu-se o 2º Criciúma Blitz – Edição 2024. A competição contou com nove rodadas em um ritmo ágil de 3 minutos + 2 segundos de incremento por lances.
Confira a classificação final do 2º Criciúma Blitz – Edição 2024:
1º – GM Renato Quintiliano (Brasil)
2º – MI Leandro Perdomo (Argentina)
3º – Nathan Filgueiras (Brasil)
4º – José Daniel Gemmy (Bolívia)
5º – Diego Di Berardino (Brasil)
6º – Luis Ernesto Rodi (Uruguai)
Confira os destaques especiais do 2º Criciúma Blitz – Edição 2024:
Melhor Feminino – MF Juliana Terao (São Paulo)
Destaque U1800 – Leonardo Antonio Batista (Chapecó)
Destaque 60+ – Daniel Contin (Itália)
Confira a programação do 2º Criciúma Chess Open:
Quarta-feira (17/01)
09h – Visita à Mina de Visitação Octávio Fontana
16h – 8ª Rodada
Quinta-feira (18/01)
09h30 – 9ª Rodada
14h – Premiação