Resumo da notícia:

  • Parque Natural do Braço Esquerdo em Corupá tem um dos principais paredões de escalada do Brasil
  • Local entrou para lista dos três paredões de escalada com maior grau de dificuldade no país
  • Parque permite a prática do esporte, tanto para profissionais como para amadores

Um dos picos mais elogiados por escaladores de todo o Brasil está na cidade de Corupá. O Parque Natural do Braço Esquerdo é parada obrigatória para quem busca aventura e contato com a natureza.

Mais do que isso. Após abertura de uma nova via, o local agora tem um dos três paredões de escalada com maior grau de dificuldade no país, fator que deve trazer ainda mais turistas à cidade, que já é conhecida por suas belezas naturais.

Foto: Divulgação

São duas modalidades possíveis de serem praticadas no parque. Uma delas é a esportiva, onde a pessoa segue por uma linha que já teve sua via equipada com grampos, pinos ou chapas, parafusadas.

Força, técnica e resistência são fundamentais para o atleta, que se protege utilizando seus equipamentos nestas proteções previamente instaladas.

A outra modalidade é a tradicional, em que os escaladores sobem a rocha colocando suas próprias proteções, estas encaixadas no ato da subida, exigindo maior conhecimento e comprometimento do atleta.

Foto: Divulgação

Responsável pela manutenção e abertura de vias do local, Marcio Gualberto afirma que o paredão do Parque Natural do Braço Esquerdo permite a prática do esporte, tanto para profissionais como para amadores, já que existem vias com grau de dificuldade baixo.

“Muitas vezes você escala forte, mas seu amigo não, e aqui no Parque temos desafios para todos os níveis de escaladores”, declarou.

Gualberto ainda contou da nova via que está sendo aberta e permitirá a prática da escalada tradicional, em uma pedra com aproximadamente 100m e previsão de até quatro paradas.

Para quem quiser conhecer a escalada mais de perto sem investir na compra de equipamentos, a gerência do Braço Esquerdo está abrindo um canal de treinamento para iniciação no esporte.

Com agendamento prévio, um instrutor será providenciado pelo Parque para fornecer todo o conhecimento necessário e ajudar nas primeiras escaladas.

Foto: Divulgação

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul