Com grandes provas até o fim do ano, corrida de rua atinge legião de fãs em SC

Por: Lucas Pavin

23/02/2018 - 06:02 - Atualizada em: 23/02/2018 - 16:31

As corridas de rua viraram febre nos últimos anos. Sem precisar de um grande investimento em equipamentos ou mensalidades, pessoas de diversas idades aderiram à modalidade em busca de um melhor condicionamento físico ou até mesmo como uma forma de diversão ao lado de amigos. Prova disso foi apresentado em estudo feito por uma consultoria espanhola em 2017, apontando que nos últimos cinco anos, o número de participantes da corrida de rua cresceu 50% no Brasil, e a estimativa é de que esse número ultrapasse os 5 milhões de corredores.

Essa ascensão também atinge diretamente inúmeras cidades de Santa Catarina, que organizam tradicionais eventos e recebem milhares de corredores ao longo do ano. Em 2018, não será diferente. A largada já foi dada em janeiro, mas até o mês de dezembro estão programados quase 40 grandiosos eventos aos amantes do esporte, espalhados por todo Estado. São desafios para todos os estilos. Desde as provas mais curtas, escolhidas normalmente por atletas que estão iniciando e buscam superar seus próprios limites, como profissionais, para corredores já experientes na modalidade que encaram percursos longos e desafiadores, como as Meias-Maratonas (21km), Maratonas (42km) e Ultramaratonas (84km).

Pós-graduado em fisiologia do exercício e treinamento desportivo, o professor Anderson Bortolini destaca um dos principais motivos para o sucesso do esporte. “A corrida de rua cresceu conforme a vida cotidiana que também vem crescendo. Quanto menos tempo, menos probabilidade de reunir 10 ou 20 amigos para fazer um esporte coletivo. A corrida proporciona a qualquer momento e horário que você tenha para fazer um bom treino, de acordo com o seu objetivo”, disse.

O profissional jaraguaense ainda deu dicas para os recém-iniciados na prática esportiva ou que tenha interesse em começar a correr. “Defendo a tese de quando uma pessoa sedentária inicia qualquer atividade física que ela procure um profissional. No caso da corrida, a orientação é fundamental para não ocorrer o excesso e não ultrapassar o seu limite. Para uma evolução rápida e segura, um planejamento junto ao seu professor é fundamental”, afirma.

Jaraguá do Sul e suas tradicionais provas

Em Jaraguá do Sul, três provas atraem o interesse de muitos catarinenses e até mesmo de Estados vizinhos, que se deslocam ao município para participação nos eventos. Um deles está prestes a acontecer. Trata-se da Jaraguá Night Race, que já virou tradição na cidade e chega a sua 7ª edição no próximo dia 3 de março, quando são esperados cerca 500 atletas no Parque Malwee para os trajetos de 5km e 10km. Este é o mesmo percurso para as outras duas principais corridas no município: a Jaraguá 10k, marcada para o dia 1º de julho, e o Circuito de Corridas do Bem Sesi, no dia 2 de dezembro.