A Justiça condenou o Corinthians a pagar indenização à família do cantor Tim Maia, falecido em 1998, e à gravadora Warner/Chappell Music pelo uso de uma versão da música “Não quero dinheiro (só quero amar)”.
Durante o Mundial de 2012, comerciais de TV mostravam a imagem do clube com a letra da famosa canção alterada pela torcida, que dizia o seguinte:
“A semana inteira, fiquei esperando
Pra te ver Corinthians, pra te ver jogando
Quando a gente ama, não mede esforço
Pra te ver jogar, te ver jogar, te ver jogar!”
Com isso, a família e a gravadora entraram com ação contra a equipe paulista, cobrando R$ 4 milhões por direitos autorais, com acusação do clube de usar a música em “campanha publicitária para promoção de sua marca e de seus patrocinadores” sem ter solicitado autorização aos detentores dos direitos.
Já o Corinthians se defendeu justificando que a música é de autoria de seus torcedores e que o comercial foi produzido pela TV Globo para promoção do Mundial de Clubes, além de afirmar que a reprodução era uma “paráfrase”, e que a lei de direitos autorais estabelece que não seria necessário pedir autorização.
Porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo não aceitou a argumentação e a desembargadora Maria do Carmo Honório, relatora do processo, afirmou que a lei dos direitos autorais estabelece a permissão de reprodução de pequenos trechos.
O valor a ser pago ainda será definido e o clube pode recorrer da decisão.