Copa Santa Catarina leva campeão à Copa do Brasil

Marcílio Dias e Metropolitano disputarão a Copa SC | Foto: Sidnei Batista/CA Metropolitano

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/09/2018 - 05:09

A bola vai começar a rolar neste domingo (16) pela Copa Santa Catarina 2018, Taça Milioli Neto. A competição, que reúne clubes das Séries A e B do futebol catarinense, dá ao campeão vaga na Copa do  Brasil 2019, que será conhecido na finalíssima no dia 25 de novembro.

A Copa Santa Catarina terá doze participantes, seis da Série A – Figueirense, Tubarão, Brusque, Hercílio Luz, Joinville e Internacional. Outros seis clubes da Série B – Fluminense (Joinville), Metropolitano, Marcílio Dias, Almirante Barroso, Blumenau e Operário (Mafra).

Confira a 1ª rodada, todos os jogos às 15h30min

Grupo A

Hercílio Luz x Blumenau, em Tubarão

Fluminense x Figueirese, em Joinville

Metropolitano x Joinville, em Blumenau

Grupo B

Brusque x Almirante Barroso, em Brusque

Marcílio Dias x Tubarão, em Itajaí

Internacional x Operário, em Lages

Forma de disputa

A Copa Santa Catarina será disputada em três fase. Na 1ª Fase, as equipes se enfrentarão no sistema de pontos corridos dentro dos grupos em turno e returno. Classificam-se os dois primeiros.

A 2ª fase será a semifinais, com a seguinte composição: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A.. Em caso de empate em número de pontos ao final da segunda partida, a equipe com melhor saldo de gols avança. Persistindo o empate, a decisão será por pênaltis.
A 3ª fase será entre os vencedores da 2ª fase, com mesmo sistema de disputa.

Inscrições

Cada clube poderá inscrever no máximo 50 atletas para a disputa da Copa SC 2018. As inscrições serão válidas até o dia 11 de outubro.

Histórico

A Copa Santa Catarina passou a integrar calendário de competições da Federação Catarinense de Futebol a partir de 1990, com o Figueirense conquistando a primeira edição. Desde então foram realizadas quinze (16) edições da Copa SC, que retornou ao calendário de competições em 2017 após três anos.

A hegemonia em títulos é do Joinville EC com quatro conquistas (2009, 11, 12 e 13). O atual detentor do título é Tubarão.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?