A Inglaterra está nas quartas de final da Copa do Mundo 2018. Na Arena Otkrytie, em Moscou, a campeã mundial de 1966 venceu a Colômbia nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, nesta terça-feira (3), pelas oitavas de final, e se classificou para a próxima fase.

Foi a primeira vez que os ingleses ganharam uma decisão por pênaltis no torneio da Fifa. Antes, haviam sido eliminados na marca da cal contra a Alemanha, em 1990; Argentina, em 1998; e Portugal, em 2006.

No tempo normal, o English Team abriu 1 a 0 com Harry Kane. Aos 8 minutos, Carlos Sánchez empurrou o atacante na área e o árbitro Mark Geiger anotou pênalti sem titubear. O próprio camisa 9 pediu a bola e bateu com muita tranquilidade, deslocando Ospina e abrindo o placar na Arena Otkrytie.

Ingleses celebram vitória sobre a Colômbia e levam torcida ao delírio | Foto: AFP/OCP News

Quando a derrota parecia certa, porém, Yerry Mina apareceu novamente para Colômbia. Nos acréscimos, ele subiu no terceiro andar e cabeceou para o fundo das redes, fazendo o estádio explodir de alegria e levando o jogo para a prorrogação, e depois, pênaltis.

Na hora H, porém, os ingleses prevaleceram, com uma grande defesa do goleiro Pickford em chute de Bacca, avançando no torneio na cobrança decisiva de Eric Dier, que mandou no cantinho de Ospina para entrar na história.

O jogo ainda ficou marcado por muitas polêmicas, cartões e confusões entre os jogadores. Ao todo, foram 36 faltas (23 colombianas, 13 inglesas) e cartões amarelos para Barrios, Bacca, Cuadrado, Carlos Sánchez, Bacca, Falcao García e Arias aos cafeteros e Lingard e Henderson para o English Team.

Agora, a Inglaterra encara a Suécia, que eliminou a Suíça no mesmo dia, com uma vitó­ria por 1 a 0. A partida será no sábado (7), às 11h (de Brasília), em Samara.

Quer receber as notícias no WhatsApp?