Copa do Mundo de 2030 terá jogos em seis países de três continentes

Foto: iStock

Por: Lucas Pavin

04/10/2023 - 17:10 - Atualizada em: 04/10/2023 - 17:18

A Fifa anunciou uma grande mudança para Copa do Mundo de 2030. Pela primeira vez na história, o torneio será disputado em seis países e três continentes.

As sedes principais serão na Espanha, Portugal e Marrocos, enquanto a abertura acontecerá em Montevidéu, no Uruguai. Argentina e Paraguai também receberão partidas da primeira rodada.

Em comunicado, o Conselho da Fifa “concordou por unanimidade” que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria os países europeu e africano, assim como os primeiros jogos na América do Sul.

“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Vale lembrar que o Mundial de 2030 já será no novo formato, que começa a ser implementado em 2026, com 48 seleções. Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha, Portugal e Marrocos já estão classificados para competição.

Notícias no celular

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.