A 23ª edição da Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (11) e entra para a história como a maior já realizada. Disputado pela primeira vez em três países — México, Estados Unidos e Canadá — o torneio reúne números recordes de seleções participantes, jogos, estádios e dias de competição, além de estrear novas regras voltadas à arbitragem e ao aumento do tempo de bola em jogo.
A cerimônia de abertura está marcada para as 14h30 (horário de Brasília), no histórico Estádio Azteca, palco também da partida inaugural entre as seleções do México e da África do Sul, às 16h. Haverá transmissão das TV’s Globo, SBT, SporTV e N Sports, além dos streamings Ge TV (apenas no Globoplay) e CazéTV (YouTube).
O espetáculo de abertura contará com apresentações da cantora Shakira e do cantor Burna Boy, que interpretarão a música-tema oficial do Mundial, Dai Dai. Também estão previstas apresentações de Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean e J Balvin.
A principal novidade da edição de 2026 é a ampliação do número de participantes. Pela primeira vez, 48 seleções disputam o título mundial, totalizando 1.248 jogadores distribuídos em elencos de 26 atletas cada.
A expansão representa a maior mudança no torneio desde 1998, quando o número de equipes passou de 24 para 32. Com isso, a competição terá 104 partidas, superando as 64 realizadas até a edição de 2022, e duração de 39 dias, estabelecendo novo recorde.
O formato também foi alterado. A fase eliminatória ganha uma etapa adicional antes das oitavas de final. Avançam os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos, além dos oito melhores terceiros colocados, que disputarão a fase de 16-avos de final.
Ao todo, serão utilizados 16 estádios em 16 cidades-sede. Os Estados Unidos concentram 11 arenas, enquanto o México recebe três e o Canadá, duas.
O Estádio Azteca, palco da abertura, torna-se o primeiro estádio da história a sediar três cerimônias inaugurais de Copas do Mundo, após receber os eventos de abertura das edições de 1970 e 1986. A decisão do torneio está marcada para o dia 19 de julho, no MetLife Stadium.
Novas regras
A Copa do Mundo de 2026 também marca a estreia de alterações importantes nas regras do futebol, especialmente relacionadas ao uso do árbitro de vídeo (VAR) e ao combate às interrupções deliberadas do jogo.
O VAR passa a ter poderes ampliados e poderá corrigir, além dos lances de gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro de identificação, situações como a aplicação incorreta de um segundo cartão amarelo e decisões equivocadas entre escanteio e tiro de meta.
Para reduzir a chamada “cera” e aumentar o tempo efetivo de jogo, a competição adotará novas determinações:
- Laterais deverão ser cobrados em até cinco segundos, contados pelo árbitro. Caso o prazo seja descumprido, a posse de bola será revertida ao adversário.
- Tiros de meta também terão limite de cinco segundos. O descumprimento resultará em escanteio para a equipe rival.
- Substituições deverão ser concluídas em até dez segundos. Em caso de atraso injustificado, o atleta substituído deixará o campo normalmente, mas o substituto terá de aguardar 60 segundos para entrar, deixando sua equipe temporariamente com um jogador a menos.
- Jogadores atendidos pela equipe médica precisarão permanecer fora do gramado por um minuto antes de retornar, exceto em situações específicas previstas pela arbitragem.
- Atletas não poderão se aproximar do banco de reservas enquanto o goleiro estiver recebendo atendimento médico.
No aspecto disciplinar, a competição também prevê cartão vermelho para jogadores que cubram a boca com a mão, braço ou camisa durante discussões com adversários, bem como para atletas ou membros da comissão técnica que abandonem o campo em protesto contra decisões da arbitragem.
Com um formato inédito, maior alcance global e mudanças significativas nas regras, a Copa do Mundo de 2026 promete inaugurar uma nova era para o principal torneio do futebol mundial.
Veja as chaves:
- GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e República Tcheca;
- GRUPO B: Canadá, Bósnia, Catar e Suíça;
- GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
- GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Turquia;
- GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
- GRUPO F: Holanda, Japão, Suécia e Tunísia;
- GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
- GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
- GRUPO I: França, Senegal, Iraque e Noruega;
- GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
- GRUPO K: Portugal, RD Congo, Uzbequistão e Colômbia;
- GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.