Prestes a anunciar mudanças no calendário do futebol brasileiro, a CBF pode transformar a final da Copa do Brasil em jogo único, a partir de 2026.
Com isso, as equipes da Série A entrariam na disputa na fase anterior às oitavas de final. A entidade pretende reduzir o número de datas no ano que vem e essa alteração faria parte do plano.
Os confrontos de ida e volta entre as oitavas e as semifinais seriam mantidos, assim como os jogos únicos nas fases anteriores.
A decisão encerraria o calendário no fim da temporada, como acontecerá em 2025, num ajuste que a CBF promoveu recentemente para que o Brasileiro termine no dia 7 de dezembro.
Discutiu-se, também, a possibilidade de que todas as fases das Copa do Brasil fossem em jogo único, com exceção da final, disputada em partidas de ida e volta, mas essa opção parece ter perdido força.
A CBF também irá cortar cinco datas dos estaduais, que em 2026 terão que ser disputados em até 11 partidas. Há previsão de mudanças também nas copas Verde e do Nordeste, além da ampliação da Série D, que passaria a ser disputada por 96 equipes.