A Conmebol anunciou que o cartão rosa será a grande novidade para a disputa da Copa América, que acontece entre os meses de junho e julho, nos Estados Unidos.
A nova regra tem o intuito de autorizar substituições de jogadores que sofrerem pancadas na cabeça. Com isso, cada equipe terá uma substituição a mais diante da suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral.
Para que essa mudança ocorra, o árbitro ou o quarto árbitro da partida deverão ser informados para que o cartão rosa seja utilizado.
O jogador que for substituído deverá ser encaminhado diretamente para o vestiário ou para o centro médico e não poderá retornar para o campo.
O Brasil está no Grupo D da competição e estreia diante da Costa Rica, no dia 24. Colômbia e Paraguai completam a chave.
Veja o comunicado da Conmebol:
A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, além das cinco mudanças por equipe autorizadas pelo regulamento, uma sexta mudança em potencial será acrescentada para cuidar da saúde dos jogadores.
Essa é uma substituição extra frente à suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral. Para isso, o árbitro principal ou o quarto árbitro deverá ser informado e um cartão rosa será utilizado.