Conheça o blumenauense de apenas 21 anos que participará das Olimpíadas de Tóquio, no Japão

Por: Felipe Elias

08/05/2021 - 16:05 - Atualizada em: 10/05/2021 - 18:04

Há duas semanas, Matheus Gabriel de Liz Corrêa, de 21 anos, alcançou a marca de 1h20min49seg na prova de 20 km da marcha atlética no Torneio Cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Com este resultado, o atleta blumenauense atingiu o índice para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto, no Japão.

 

“Confesso que foi uma surpresa para todos, para mim, para o meu treinador e toda a equipe, eu não esperava fazer o índice agora, estava indo para a competição para fazer uma boa marca, melhorar a minha pontuação no ranking mundial. Mas me senti bem na prova, estava vendo que podia buscar o índice, arrisquei, e consegui atingir o índice mínimo para competir nos Jogos Olímpicos”, confessa o jovem.

 

Competindo pela Associação Atletismo de Blumenau (AABLU), Matheus é acadêmico de Educação Física na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e recebe bolsas da instituição de ensino e da Prefeitura para treinar. Ao longo de sua trajetória, ele sofreu algumas lesões e superou diversos obstáculos, sempre com a ajuda de parceiros e do seu treinador Ivo da Silva.

Foto Arquivo Pessoal/Instagram

Como atleta de alto rendimento, Matheus conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar para explorar o máximo de sua performance. “Nesse último ano de pandemia, foi mais difícil, pois tive que treinar sozinho por um longo período, mas mesmo assim nós conseguimos alcançar o índice”.

Além de assegurar a vaga nas Olimpíadas, a marca obtida no interior paulista garantiu ao blumenauense o recorde Sul-Americano Sub-23, que não era quebrado há quase 25 anos. “Fui campeão e recordista brasileiro várias vezes, assim como top 3 na América do Sul, mas não consigo comparar nenhuma conquista ao índice olímpico”, comenta.

Para as próximas competições e para as Olimpíadas de Tóquio, Matheus afirma que busca evoluir, porém evita prometer colocações ou medalhas. “Essas são as minhas expectativas, melhorar cada vez mais e mostrar para mim mesmo que eu fiz o meu melhor”, finaliza.

*Com informações da FURB

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.