Conheça as três cidades candidatas a sede das Olimpíadas de Inverno de 2026

Por: OCP News Jaraguá do Sul

05/10/2018 - 00:10 - Atualizada em: 05/10/2018 - 11:47

O Comitê Olímpico Internacional (COI), através do seu presidente Thomas Bach, anunciou nesta quinta-feira (4), as três cidades que vão continuar com o processo de candidatura para receber as Olimpíadas de Inverno 2026. Calgary, no Canadá, Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália e Estocolmo, na Suécia, continuarão sendo avaliadas pelo Grupo de Trabalho dos Jogos Olímpicos até a escolha final. A decisão foi anunciada em Buenos Aires, Argentina, durante o encontro do Comitê Executivo do COI.

Segundo o vice-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, as propostas estão sendo analisadas, levando em conta os mesmo requisitos das Olimpíadas de Tóquio 2020, que priorizou o máximo uso das estruturas já existentes nas cidades e a adequação à realidade local.

Sobre Erzurum, candidata da Turquia que era a quarta concorrente, Samaranch disse que foi retirada definitivamente do processo por não atender todos os requisitos da entidade. O vice-presidente afirmou que a cidade “ainda precisará de mais tempo para amadurecer a candidatura”.

Calgary, na província de Alberta, quase fronteira com os Estados Unidos, já possui cerca de 80% da infraestutura construída, uma vez que foi sede dos jogos de 1988, podendo fazer ótimo uso para 2026. Além do legado, a cidade canadense tem a seu favor a experiência em receber grandes eventos e competições esportivas de inverno.

Milão e Cortina d’Ampezzo, cidades da região do Vêneto, Itália, contam com o forte apoio dos governos federal e regional, e da comunidade. A localidade tem tradição e experiência com esportes de neve e o projeto é bem-vindo para alavancar a economia da região norte da Itália.

Já Estocolmo, capital e maior cidade da Suécia, além da prática com esportes de inverno, já possui ótima infraestutura que permitiria criar um projeto sustentável, a baixíssimo custo. Embora o Comitê Olímpico Sueco tenha apoiado o projeto, o Parlamento ainda não deu a aprovação final.

Estocolmo seria a única sede inédita para os Jogos de Inverno. Cortina d’Ampezzo recebeu as Olimpíadas de Inverno em 1956, e Calgary sediou o evento em 1988. O processo para 2026 deve ser finalizado apenas em setembro do ano que vem. Pequim será sede dos próximos Jogos de Inverno e de Verão, em 2022.